Jogador da Espanha defende Vini: 'Insultam porque é grande jogador e negro'

O atacante Nico Williams, do Athletic Bilbao e da seleção espanhola, se manifestou publicamente em defesa a Vinicius Jr.

O que Nico Williams disse

Vinicius é um grande jogador. [...] Insultam-no porque é um grande jogador e por ser negro. Isso é muito ruim e precisa ser cortado. O futebol é para desfrutar, não para insultar Nico Williams, em entrevista ao jornal AS

Já sofreu com ofensas racistas: "Sim, é verdade que te insultam. Insisto que o futebol é para desfrutar."

Racismo: "Ninguém nasce racista. O racismo é uma questão de educação, ensinar bem às crianças. Eles imitam, fazem o que veem."

Orgulho das origens ganesas: "Minha mãe é nosso exemplo. Chegou à Espanha depois de caminhar descalça pelo deserto em busca de uma vida melhor. Não viemos para roubar ninguém. Ela veio em busca de pão e teto, de um futuro melhor para nossa família. Ela sofreu muito e é uma lutadora. Por isso tudo que faço é por ela."

O que aconteceu

Vinicius Jr foi questionado hoje sobre a declaração de Nico Williams. O atacante brasileiro chorou durante desabafo em entrevista coletiva, na véspera de Espanha x Brasil, e falou amplamente sobre racismo.

Quero agradecer desde já a todos os jogadores da Espanha que sempre dão entrevistas me apoiando, fazendo de tudo para Espanha mudar seu pensamento. Mas no geral também, sempre tem racismo e temos que fazer de tudo para diminuir. Mandam mensagem, falam em entrevistas o que só eu falava. Hoje estamos juntos Vinicius Jr

Siga o UOL Esporte no
Continua após a publicidade

Quem é Nico Williams

12 jogos e cinco participações em gol pela seleção espanhola. O atacante do Athletic Bilbao estreou com a camisa de La Roja em setembro de 2022, tornando-se nome frequente nas convocações desde então. Contra a Colômbia, na última sexta (22), Nico entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo.

Irmão de Iñaki Williams. Nascidos na Espanha, os dois jogam no mesmo clube, mas defendem seleções diferentes. Iñaki atendeu a pedido de seu avô e optou por representar a seleção de Gana.

Destaque do Athletic Bilbao. Nico Williams tem seis gols e 12 assistências em 29 jogos na atual temporada. O atacante é titular absoluto na equipe que briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões e está na decisão da Copa do Rei.

Deixe seu comentário

Só para assinantes