Árbitro justifica expulsões de António e Garro: 'Caralh* de bandeira'

O árbitro Braulio da Silva Machado relatou na súmula os motivos das expulsões de António Oliveira e de Rodrigo Garro na classificação do Corinthians sobre o São Bernardo, na Copa do Brasil.

O que aconteceu

Braulio explicou que aplicou o primeiro cartão amarelo ao técnico português "por protestar de maneira acintosa" contra as decisões da arbitragem. A advertência ocorreu nos acréscimos do primeiro tempo quando, segundo o árbitro, António deixou a área técnica.

Ele justificou a expulsão porque o técnico teria voltado a reclamar e dito: "Foi por causa desse caralh* de bandeira que aconteceu tudo isso". Braulio escreveu no documento que foi informado pelo quarto árbitro, aos 36 minutos do segundo tempo, da declaração do comandante corintiano enquanto a partida estava paralisada — sinalizadores haviam sido arremessados no campo.

Já a decisão do vermelho para Rodrigo Garro foi motivada por "conduta antidesportiva ao persistir em trocar empurrões com um adversário". O meia argentino recebeu o segundo cartão após o agarra-agarra com Helder e foi para o vestiário aos 45 da primeira etapa porque já havia sido advertido no início da partida por ter dado uma "entrada temerária na disputa da bola".

O árbitro também citou a paralisação do jogo por sinalizadores acesos na torcida do Corinthians. Os artefatos também foram arremessados no gramado e fizeram o jogo ser interrompido algumas vezes na segunda etapa.

O que Braulio escreveu na súmula

1º amarelo para Garro: "Motivo: A1.13. Dar uma entrada contra um adversário de maneira temerária na disputa da bola"

2º amarelo para Garro: "Motivo: V2.8. Aos 45 minutos do 1º tempo, expulsei por 2º cartão amarelo, o jogador nº 10, Rodrigo Garro, da equipe Sport Club Corinthians Paulista, por conduta antidesportiva ao persistir em trocar empurrões com um adversário no momento em que a partida se encontrava paralisada. Após a expulsão o mesmo deixou as imediações do campo de jogo sem oferecer resistência."

1º amarelo de António Oliveira: "Motivo: A2.1. Reclamar / protestar (verbalmente ou por gestos) ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem. Por deixar a área técnica no momento em que a partida estava paralisada e protestar de maneira acintosa contra as decisões da arbitragem."

Continua após a publicidade

2º amarelo de António Oliveira: "Motivo: V2.8. Aos 36 minutos do 2º tempo, no momento em que o jogo estava paralisado, expulsei por 2º cartão amarelo, o técnico da equipe Sport Club Corinthians Paulista, sr. António José Cardoso de Oliveira, ao ser informado pelo 4º árbitro da partida que o referido técnico havia deixado a área técnica e protestado de forma acintosa contra as decisões da arbitragem, proferindo aos gritos as seguintes palavras: "foi por causa desse caralho de bandeira que aconteceu tudo isso." Após a expulsão, o mesmo deixou as imediações do campo de jogo sem oferecer resistência."

Sinalizadores: "Informo que aos 30 minutos do 1º tempo, foram acesos sinalizadores no local destinado a torcida visitante (Sport Club Corinthians Paulista) sendo solicitado e orientado no sistema de som do estádio à não utilização dos artefatos, sendo ainda comunicado os responsáveis pela segurança do evento para que providenciassem que fossem cessados os efeitos; sem prejuízo em tempo ou paralização da partida; Informo que aos 34 minutos do 2º tempo, paralisei a partida por 3 minutos, motivado por persistência da torcida visitante em acender sinalizadores além de arremessa-los dentro do campo de jogo. Foi solicitado e orientado no sistema de som do estádio à não utilização dos artefatos, sendo ainda comunicado os responsáveis pela segurança do evento para que providenciassem que fossem cessados os efeitos; informo que os sinalizadores não atingiram ninguém, e não ofereceram risco a segurança dos jogadores;
Informo que aos 39 minutos do 2º tempo, paralisei a partida por 2 minutos, motivado por persistência da torcida visitante em acender sinalizadores além de arremessa-los dentro do campo de jogo. Foi solicitado e orientado no sistema de som do estádio à não utilização dos artefatos, sendo ainda comunicado os responsáveis pela segurança do evento para que providenciassem que fossem cessados os efeitos; informo que os sinalizadores não atingiram ninguém, e não ofereceram risco a segurança dos jogadores; Informo que aos 47 minutos do 2º tempo, foram acesos sinalizadores no local destinado a torcida visitante sendo solicitado e orientado no sistema de som do estádio à não utilização dos artefatos, sendo ainda comunicado os responsáveis pela segurança do evento para que providenciassem que fossem cessados os efeitos; sem prejuízo em tempo ou paralisação da partida; Informo ainda, que todos os procedimentos referente aos incidentes ocorridos foram realizados por parte da equipe de arbitragem, conforme as "orientações para clubes e arbitragem", disponibilizados pela CBF aos clubes e oficiais de arbitragem; Informo que até a finalização da confecção da súmula da partida, não foram identificados os autores de tal atitude (referente aos sinalizadores acesos e arremessados no campo de jogo), e/ou elaborado B.O/PM ou B.O/PC."

Deixe seu comentário

Só para assinantes