'Novo' ataque resolve, Corinthians afasta zebra e avança na Copa do Brasil

O Corinthians venceu o São Bernardo por 2 a 0, com a Fiel Torcida em peso no Estádio Primeiro de Maio, e avançou à terceira fase da Copa do Brasil.

Os atacantes Yuri Alberto, de pênalti, e Pedro Raul fizeram os gols da classificação — foi só a segunda vez dos dois juntos como titulares. O camisa 9 chegou ao sexto gol no ano e se isolou na liderança do time, enquanto o centroavante fez o seu segundo defendendo as cores do time.

O Alvinegro paulista construiu o placar cedo e, sem precisar brilhar, controlou a vantagem. O time apresentou eficiência no ataque e, nas poucas chances que cedeu, contou com a solidez do paredão Cássio.

Rodrigo Garro foi expulso ainda no primeiro tempo em sua estreia com a 10 do clube — o técnico António Oliveira também recebeu vermelho. No começo da etapa final, o zagueiro Helder, que esteve envolvido na confusão que levou ao vermelho do meia argentino, recebeu novo cartão e os times voltaram a ficar em igualdade numérica. Na segunda fase da Copa do Brasil, os jogos não contam com o VAR.

O Corinthians embolsa R$ 1,785 milhão com a classificação, e o adversário da terceira fase será conhecido por sorteio, ainda sem data. As partidas da fase seguinte serão disputadas em maio.

Os comandados por António Oliveira voltam a campo só na primeira semana de abril, para a estreia da equipe na Sul-Americana. O Alvinegro paulista é cabeça de chave, e o sorteio da fase de grupos será na próxima segunda-feira (18).

Atacantes decidem em jogo quente

Pedro Raul, do Corinthians, comemora seu gol contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil
Pedro Raul, do Corinthians, comemora seu gol contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil Imagem: Eduardo Carmim/Ag. Estado

O Corinthians conseguiu um gol relâmpago que aliviou qualquer peso sobre a equipe. O time visitante, que teve apoio em massa de sua torcida na casa do adversário, inaugurou o placar aproveitando a pressão inicial que resultou no pênalti sofrido por Raniele.

Continua após a publicidade

Em vantagem, o Alvinegro paulista se armou no contra-ataque e ampliou com gol de outro atacante. Pedro Raul e Yuri Alberto foram escalados juntos pela segunda vez sob o comando de António Oliveira, e ambos marcaram na partida. Com o camisa 20 centralizado, Yuri atuou mais aberto pela direita, espelhando Wesley.

A expulsão de Garro esquentou a partida. Ele foi amarelado no início da partida e levou o segundo pouco antes do intervalo por um agarra agarra na área com Helder, com ambos sendo advertidos com cartão. A decisão do árbitro Braulio da Silva Machado gerou irritação entre os corintianos.

Cássio cresceu e evitou que o São Bernardo iniciasse uma reação. O ídolo corintiano, que pouco vinha sendo exigido na partida, fez defesa providencial para impedir que o adversário diminuísse antes do intervalo. Na volta do segundo tempo, ele novamente se agigantou debaixo das traves para manter o zero no lado do time da casa.

A reta final foi marcada por diversos sinalizadores em campo. Mais de cinco artefatos foram atirados no gramado por torcedores do Corinthians, e o jogo ficou paralisado duas vezes. Quando a bola esteve rolando, o São Bernardo foi para o tudo ou nada, mas não conseguiu descontar e chegou até a levar o terceiro, anulado por impedimento. Com o placar, o Alvinegro "revidou" a derrota sofrida para o adversário no Paulistão, ainda com Mano Menezes no comando.

Gols e destaques

Pênalti e 1x0: No segundo minuto de jogo, Raniele recebeu na área, deu um toque para adiantar e foi atingido por Arthur Henrique. Braulio marcou a penalidade, Yuri Alberto foi para a cobrança, deslocou o goleiro e mandou suavemente para o fundo da rede.

Continua após a publicidade

2x0: Aos 26', Wesley recebeu na esquerda, chegou na ponta da área e cruzou, contando com um leve desvio na bola. Pedro Raul se antecipou à marcação e deu um toque para ampliar o placar.

Cássio salva: Aos 47', Vitor Ricardo disparou pela direita e cruzou rasteiro para a área. Silvinho se esticou e desviou na pequena área, mas Cássio defendeu à queima-roupa, no reflexo, e conseguiu salvar também no rebote. Gigante.

Cássio de novo. Aos 5' do 2º tempo, Silvinho cobrou escanteio aberto e Vitor Ricardo, na entrada da área, emendou de primeira. O ídolo corintiano saltou para espalmar para fora.

Gol anulado: Aos 32', Yuri Alberto foi lançado nas costas da marcação, Rodrigo Souza tentou cortar o passe, mas se complicou sozinho e perdeu a bola. O camisa 9 saiu sozinho na cara do gol e tirou do goleiro para fazer o seu segundo na partida. No entanto, o tento foi anulado porque Yuri estava impedido no início da jogada.

Ficha técnica
São Bernardo 0 x 2 Corinthians

Competição: 2ª fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Data e hora: 14 de março de 2024, às 20h
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Alex dos Santos Machado e Thiaggo Americano Labes
Amarelos: Rodrigo Garro, Alan Santos, Helder, Lucas Tocantins, Raniele, Fagner, António Oliveira, Hannyel, Rafael Forster e Matheus França
Vermelhos: Rodrigo Garro, Helder e António Oliveira

Continua após a publicidade

Gols: Yuri Alberto, aos 5'/1ºT, e Pedro Raul, aos 26'/1ºT

São Bernardo: Alex Alves; Vitor Ricardo, Helder, Alan Santos (Kayke), Rafael Forster e Arthur Henrique (Davi Gabriel); Lucas Lima (Rodrigo Souza), Wesley Dias (Hannyel); Lucas Tocantins, Silvinho e Matheus Régis (Matheus Régis). Técnico: Márcio Zanardi.

Corinthians: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Breno Bidon (Guilherme Biro) e Rodrigo Garro; Wesley (Matheus França), Yuri Alberto (Cacá) e Pedro Raul (Romero). Técnico: António Oliveira

Deixe seu comentário

Só para assinantes