Mundial: Marcelo faz mágica, John Kennedy é herói de novo e Flu vai à final

Foi intenso e sofrido, mas o Fluminense venceu o Al Ahly, por 2 a 0, e está na final do Mundial de Clubes 2023. Os gols tricolores no estádio Rei Abdullah foram Jhon Arias, cobrando pênalti, e John Kennedy — ambos já no segundo tempo.

O Flu agora espera a semifinal entre Manchester City e Urawa Reds, amanhã (19), para descobrir quem será o adversário na decisão.

Um time brasileiro volta à final do torneio da Fifa, após o hiato em 2022, quando o Flamengo caiu na semifinal diante do Al Hilal.

O Fluminense levou a melhor em um jogo no qual cedeu muitas chances de gol ao time egípcio. O Al Ahli até teve uma estratégia interessante, mas a execução no ataque foi muito ruim. E isso custou caro.

Uma jogada individual de Marcelo, com uma caneta na área, gerou o pênalti que Arias converteu e facilitou o jogo para o Flu.

John Kennedy, só para não perder o costume, entrou na etapa final e concretizou a vitória tricolor.

A final será na sexta-feira (22), às 15h (de Brasília). Já o jogo de terceiro lugar é no mesmo dia, mais cedo: às 11h30 (de Brasília).

Trocação e perigo

O primeiro tempo foi marcado por um ritmo alucinante e chances de perigo para os dois lados.

Continua após a publicidade

O Fluminense sofreu mais e por várias vezes se viu prestes a sofrer um gol. Mas o Al Ahly pecou em finalizações e passes na hora H.

A chance mais clara da etapa inicial foi uma cabeçada de Kahraba, dentro da pequena área, já aos 35 minutos. Fábio teve velocidade de reação para espalmar — e contou com a afobação do atacante adversário, que não direcionou melhor.

O Fluminense deu ainda muitas chances no contra-ataque para outras jogadas velozes do time egípcio, que no frigir dos ovos foi melhor na etapa inicial.

Da parte do Fluminense, foram duas finalizações mais perigosas, as duas com Árias, as duas explodindo na trave.

Arias e Cano comemoram gol em Fluminense x Al Ahly, jogo do Mundial de Clubes
Arias e Cano comemoram gol em Fluminense x Al Ahly, jogo do Mundial de Clubes Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Flu com mais cara de Flu

O segundo tempo teve uma mudança de cenário importante. O Fluminense passou a dominar amplamente a posse de bola. O tricolor povoou mais o campo de ataque, trocou mais passes e ficou mais perto do gol gradualmente.

Continua após a publicidade

Mas isso não quer dizer que o Fluminense, antes e depois de marcar o gol, tenha conseguido se blindar completamente. Foram pelo menos duas chances do Al Ahly na etapa que final que claramente poderiam resultar em gol. Azar dos egípcios.

Marcelo assumiu o protagonismo do jogo em duas versões. Na negativa, deu espaços nas costas e isso poderia ter custado caro ao Flu. Na positiva, o Marcelo em estado puro, pela qualidade que tem com a bola no pé.

Uma caneta em Percy Tau — logo ele, que tinha perdido várias chances — gerou um desespero no adversário. O carrinho na área foi errado e pegou o tornozelo. O árbitro nem titubeou: pênalti para o Fluminense.

A cobrança de Arias, com estilo e certeira, aliviou a tensão e fez o Flu ficar mais à vontade.

O Al Ahly tentou reagir, as alterações vieram nos dois lados, mas a falta de eficácia dos egípcios pesou. Ao mesmo tempo, o lance de maestria de um tricolor fez a diferença.

Se tem um enredo que se repete em jogos decisivos é a entrada de John Kennedy no time. Foi assim na campanha da Libertadores e assim hoje, na semifinal do Mundial. A batida a entrada da área, já aos 44 minutos do segundo tempo, decretou a vitória tricolor.

Continua após a publicidade

A concretização do sonho do título mundial está mais próxima.

Outros lances importantes

Desvio perigoso. Aos cinco minutos, Percy Tau parte da direita, corta para o meio e bate forte. A bola desvia no meio do caminho, e passa por cima do gol de Fábio. Teve uma dose de perigo aí.

Na trave! Aos oito minutos do primeiro tempo, Keno deixa os marcadores para trás pela esquerda, cruza para o outro lado. Arias chega livre, batendo de primeira e acerta a junção entre a trave e o travessão! Que loucura!

Mais uma! 23' do 1º tempo, Ganso rolou para Arias, após cobrança de escanteio, e o colombiano acertou a trave de novo.

Milagre! 35' do 1º tempo, o goleiro Fábio fez uma grande defesa. Em contra-ataque, El Shahat chutou, a bola desviou na zaga e subiu. Kahraba apareceu sem marcação na área e cabeceou, mas o goleiro tricolor defendeu. No rebote, Percy Tau mandou para fota.

Continua após a publicidade

Assustou. Aos 7 minutos do segundo tempo, Cano recebeu de Samuel Xavier, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou perto da trave direita de El Shenawy.

Fraco. Aos 8 minutos do segundo tempo, o Al Ahly encaixou o contra-ataque e Kahraba recebeu em profundidade e chutou, mas saiu fraco e Fábio fez a defesa.

Fábio de novo. Aos 16 minutos do segundo tempo, mais um contra-ataque do Al Ahly. El Shahat recebeu, cortou para dentro e chutou no canto, mas Fábio fez a defesa.

Ficha técnica

Fluminense 2 x 0 Al Ahly (EGI)

Local: Estádio Rei Abdullah, em Jeddah (SAU)
Data/Hora: 18/12/2023, às 15h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL)
Cartões amarelos: Martinelli (FLU); Abdelmonem (AHY)
Gols: Arias, 23'/2ºT (1-0); John Kennedy, aos 44'/2ºT (2-0)

Continua após a publicidade

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Ganso (Lima); Arias, Keno (John Kennedy) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Al-Ahly: El Shenawy, Hany, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maâloul; Ateya (El Solia), Akram Tawfik (Afsha) e Ashour (Rabia); Percy Tau (Taher Mohamed), Kahraba (Fouad) e El Shahat. Técnico: Marcel Koller.

Deixe seu comentário

Só para assinantes