Brasil x Argentina: TJ cobra PM por ausência de brasileiros na delegacia

O Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) enviou um ofício ao secretário da Policia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, questionando a ausência de brasileiros na delegacia do Maracanã e os poucos detidos após a briga ocorrida na arquibancada durante a partida entre Brasil e Argentina, ontem (21), válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

O que aconteceu

Em nota enviada ao UOL, o Ministério Público (MP-RJ) informa que teve deferido pelo Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos um requerimento cobrando um "desmembramento do procedimento para apurar a conduta de outros torcedores que não foram presos pela Polícia Militar, cujas imagens captadas indicam que também se envolveram no tumulto".

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informa que um outro ofício também será enviado à CBF, mandante da partida no Maracanã.

Sobre a ausência dos brasileiros na delegacia do estádio, o Juizado destacou: "Presume-se, portanto, a não apresentação de nacionais que praticaram crimes que foram notoriamente veiculados pela imprensa".

Compareceu à sala de audiências o major Ângelo, sendo alertado pela magistrada da necessidade de condução à Delegacia de Plantão dos envolvidos no tumulto. Foi dito pelo major que a Polícia Militar efetuou trabalho de contenção e que os conduzidos estavam obtendo atendimento médico, para, após, serem apresentados em sede policial. Ato seguido, a magistrada compareceu a alguns postos de atendimento, acompanhada de servidores de plantão, tendo verificado que foram realizados poucos atendimentos médicos, dentre os quais havia poucos detidos. Presume-se, portanto, a não apresentação de nacionais que praticaram crimes que foram notoriamente veiculados pela imprensa. Em razão da ausência de apresentação do grande número de envolvidos na provocação do tumulto e demais infrações penais, foi determinada a expedição de ofício ao secretário de Polícia Militar, coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires
Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça

MP requer apuração de eventuais excessos dos agentes de segurança

O Ministério Público do Rio de Janeiro confirmou a informação trazida mais cedo pelo UOL de abertura de investigação de eventuais excessos dos agentes de segurança durante a confusão na arquibancada do Maracanã.

Em nota enviada à reportagem, o MP-RJ destaca as lesões apresentadas pelos torcedores argentinos conduzidos à delegacia: "O MPRJ requereu a apuração de eventuais excessos dos agentes de segurança, tendo em vista que houve torcedores argentinos apresentados com lesões corporais sérias".

Dos sete conduzidos, três apresentavam ferimentos na cabeça e um teve uma fratura no braço esquerdo. Já outro torcedor comprovou com fotos e vídeos que não se envolveu na briga e foi liberado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes