Copa 2023: Em jogo dramático, Espanha ganha da Suécia e está na final

A Espanha está na final da Copa do Mundo feminina. Com um golaço de Carmona aos 44 minutos do segundo tempo, as espanholas bateram a Suécia por 2 a 1, hoje (15), no Eden Park, na Nova Zelândia, e são as primeiras classificadas para a decisão inédita. Paralluelo e Carmona marcaram para a Espanha, e Blomqvist, para as suecas.

As espanholas viveram um drama em grande parte do jogo. Apesar do domínio, a Espanha precisou da entrada da jovem Paralluelo para engrenar na partida e abrir o placar, mas Blomqvist deixou tudo igual e a classificação só veio aos 44 minutos do segundo tempo.

Suécia foi da esperança à frustração em dois minutos. O gol de empate de Blomqvist saiu aos 42 minutos da etapa final, enquanto o de Carmona veio aos 44.

Foi a primeira vitória da Espanha sobre a Suécia na história do futebol feminino. Até então, foram 11 confrontos, com quatro empates e sete derrotas.

Responsável pelo apito, Edina Alves se tornou a brasileira com mais jogos apitados em Mundiais. Com oito partidas, a árbitra superou Carlos Eugênio Simon, que apitou sete partidas entre as Copas de 2002, 2006 e 2010.

Austrália e Inglaterra disputam amanhã (16), às 7h (de Brasília), a segunda vaga para a final da Copa feminina. A decisão será no domingo, às 7h (de Brasília).

Como foi o jogo

Espanha rodou a bola e Suécia apostou na velocidade. As seleções não fugiram de suas características no primeiro tempo. As espanholas valorizaram a posse de bola, trocaram muitos passes, mas tiveram dificuldades para passar pela marcação sueca e finalizar com clareza. Do outro lado, a Suécia esperou brechas — que não apareceram — para partir em velocidade.

Suécia cresceu no fim do primeiro tempo, mas placar seguiu zerado. Diante de uma Espanha que tinha a posse, mas pouco ameaçava, as suecas aproveitaram os últimos minutos da etapa inicial para ensaiar um "abafa", levantando bolas na área e forçando erros das espanholas. A pressão resultou na única finalização na direção do gol nos primeiros 45 minutos.

Continua após a publicidade

Jogo ficou aberto, mas os problemas seguiram. A Suécia voltou para o intervalo mais valente, tentando jogar e empurrar a Espanha, mas teve dificuldade para criar e ameaçar a goleira Coll. As espanholas, por sua vez, seguiram com muita dificuldade para transformar a posse de bola em perigo contra a meta de Musovic. Enquanto isso, nas arquibancadas, os torcedores pegavam as capas para se protegerem da chuva.

Paralluelo mudou a história da Espanha e Carmona sacramentou a classificação. A jovem de 19 anos assumiu a vaga da melhor do mundo Putellas no segundo tempo, mudou a dinâmica do ataque espanhol, trazendo velocidade, disputa um contra um e o tão desejado gol. Blomqvist assegurou o drama ao empatar o jogo, mas Carmona acertou uma bomba e colocou a Espanha na final.

Gols e lances importantes

Passou perto. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Carmona recebeu de Hermoso na intermediária, soltou bomba cruzada de canhota, e a bola saiu raspando a trave esquerda.

Respondeu a Suécia. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Carmona saiu jogando errado, Bjorn interceptou com o peito e cruzou de trivela da direita. Rolfo finalizou de primeira na segunda trave, e Cata Coll fez grande defesa no cantinho.

Continua após a publicidade

Suecas tentam de novo. Aos 18 minutos do segundo tempo, Kaneryd recebeu de Asllani pelo lado direito da área, cruzou forte, e Cata Coll saltou para espalmar.

Assim não! Aos 24 minutos do segundo tempo, Jenni Hermoso cruzou da esquerda, Alba Redondo se jogou na bola para finalizar e mandou para o lado. Salma Paralluelo evitou a saída pela linha de fundo e acionou novamente Alba, que chutou mesmo caída e mandou na rede pelo lado de fora.

A joia resolveu. Aos 35 minutos do segundo tempo, Jenni Hermoso dominou na intermediária, cruzou de canhota buscando Eva Navarro na segunda trave, e Andersson cortou parcialmente. No rebote, Salma Paralluelo chutou forte e mandou no cantinho esquerdo para abrir o placar.

Tudo igual. Aos 42 minutos do segundo tempo, Rolfo cruzou da linha de fundo, Hurtig ajeitou de cabeça na segunda trave, Blomqvist chapou de primeira e mandou no alto para empatar o jogo.

Para garantir a vaga. Aos 44 minutos do segundo tempo, Teresa cobrou escanteio da esquerda para a entrada da área, Olga Carmona dominou, ajeitou o corpo e chutou colocado de canhota. Musovic raspou com a ponta dos dedos na bola, que bateu no travessão e caiu dentro do gol.

FICHA TÉCNICA

Espanha 2 x 1 Suécia

Continua após a publicidade

Competição: semifinal da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 15 de agosto de 2023, às 5h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia
Arbitragem: Edina Alves
Assistentes: Neuza Back e Leila Cruz
Gols: Salma Paralluelo (Espanha), aos 35 minutos do segundo tempo; Blomqvist (Suécia), aos 42 minutos do segundo tempo; Carmona (Espanha), aos 44 minutos do segundo tempo
Público: 43.217

ESPANHA: Cata Coll; Batlle, Irene Paredes, Laia Codina e Olga Carmona; Teresa, Aitana Bonmati e Alexia Putellas (Paralluelo); Alba Redonda (Eva Navarro), Mariona (González) e Jenni Hermoso. Técnico: Jorge Vilda

SUÉCIA: Musovic; Bjorn, Ilestedt, Eriksson e Andersson; Angeldahl e Rubensson (Hurtig); Kaneryd (Schough), Asllani e Rolfo; Blackstenius (Blomqvist). Técnico: Peter Gerhardsson

Deixe seu comentário

Só para assinantes