Copa 2023: Colômbia fura retranca da Jamaica e vai às quartas pela 1ª vez

A Colômbia venceu a Jamaica por 1 a 0 e avançou às quartas de final da Copa do Mundo feminina, hoje (8), no Rectangular Stadium, em Melbourne. Foi o primeiro gol da seleção sul-americana no mata-mata na história. Agora as colombianas se preparam para enfrentar a Inglaterra nas quartas de final.

Catalina Usme foi quem garantiu a classificação no início do segundo tempo.

A Colômbia chega às quartas pela primeira vez na história. Nas oitavas, já tinha disputado em 2015. Em 2011 não passou da fase de grupos.

Com maioria no estádio, a torcida colombiana fez barulho desde o hino nacional. Não faltou apoio ao longo da partida, com cantos, vaias e incentivos. Os jamaicanos também se fizeram presentes e incentivaram.

Nos minutos finais, a expectativa e empolgação aumentaram e os colombianos já não conseguiam mais ver o jogo sentados, assim como as atletas do banco.

Linda Caicedo teve o nome cantado diversas vezes, mas estava presa na marcação jamaicana.

A Jamaica, que eliminou o Brasil com segunda melhor campanha na fase de grupos, não conseguiu mostrar força ofensiva e sair jogando. Portanto, deixa a Copa com apenas um gol marcado sobre o Panamá.

Como foi o jogo

O primeiro tempo começou bastante estudado entre as duas equipes. A Colômbia tinha mais posse, mas encontrava dificuldades para finalizar com mais perigo. A Jamaica até teve algumas tentativas de chegar, mas não conseguiu assustar muito.

Continua após a publicidade

O jogo foi truncado e de poucas chances nos primeiros 45 minutos. Na reta final, a posse de bola até se equilibrou, mas o nível de emoção realmente não foi muito alto.

Tudo mudou rápido no segundo tempo, com gol da Colômbia logo aos seis minutos. Isso obrigou a Jamaica a sair mais para buscar o gol, mas as colombianas continuavam pressionando para ampliar.

Aos 20 minutos do segundo tempo a torcida colombiana já cantava o tradicional "olé". Também entoaram o "si, se puede" durante todo jogo.

Os dois times ficaram muito perigosos nos minutos finais e levantaram o estádio com boas oportunidades. Mesmo na frente no placar, a Colômbia não se acanhou, mas a Jamaica também chegava como podia.

Lances importantes

Fraco. Ospina recebeu na direita e bateu travado. A bola chegou fraca para Spencer defender.

Continua após a publicidade

Bem! Usme fez cruzamento fechado, mas Spencer estava na jogada e fez boa defesa, espalmando a bola aos 29 minutos.

1 x 0. Aos seis minutos, enfim, a Colômbia balançou a rede. Usme recebeu belo lançamento de Ana Guzman nas costas da marcação, dominou e tirou da goleira.

Quase! Aos 9, a Jamaica teve a chance de empatar, mas a bola bateu na trave e a zaga da Colômbia afastou em cima da linha.

Uh! Aos 19, Caicedo fez linda jogada, chutou firme, mas mandou por cima do gol.

Perto! Nos minutos finais, Spencer cabeceou livre na área, mas a bola passou perto.

Na trave! A Colômbia teve a chance de ouro de ampliar com Leicy Santos, mas a bola bateu na trave.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

Colômbia 1 x 0 Jamaica
Competição:
oitavas de final da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 8 de agosto de 2023, às 5h (de Brasília)
Local: Estádio Retangular, em Melbourne, na Austrália
Arbitragem: Kate Jacewicz
Assistentes: Kyoung-Min Kim e Joanna Kate Charaktis
Gol: Catalina Usme, aos 6 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Daniela Arias, Chantelle Swaby e Drew Spence
Público: 27.706

COLÔMBIA: Catalina Perez; Jorelyn Carabali, Daniela Arias, Carolina Arias e Ana Guzman; Diana Ospina, Lorena Bedoya e Leicy Santos (Daniela Montoya); Mayra Ramirez, Catalina Usme (Marcela Restrepo) e Linda Caicedo. Técnico: Nelson Abadia.

JAMAICA: Rebecca Spencer; Allysson Swaby, Chantelle Swaby, Tiernny Wiltshire (Cheyna Matthews) e Deneisha Blackwood; Vyan Sampson (Peyton McNamara), Drew Spence, Jody Brown (Kameron Simmonds)), Kalyssa Van Zanten (Atlanta Primus) e Trudi Carter (Tiffany Cameron); Khadija Shaw. Técnico: Lorne Donaldson.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, a Jamaica fez a segunda melhor campanha do Grupo F. O erro já foi corrigido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes