Copa 2023: Uma das favoritas, Alemanha empata com Coreia e é eliminada

Bicampeã mundial, a Alemanha está eliminada da Copa do Mundo feminina. Precisando de uma vitória para avançar às oitavas sem depender de outros resultados, as alemãs ficaram no 1 a 1 com a Coreia do Sul, hoje (3), no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS) e, com a vitória de Marrocos sobre a Colômbia, terminaram na terceira colocação do Grupo H.

A Coreia abriu o placar aos 5 minutos de jogo, com Cho Sohyun. Foi o primeiro tento das coreanas - lanternas da chave — nesta edição do Mundial.

Popp deixou tudo igual, se tornou artilheira da Copa, e viu o VAR anular a virada. A atacante marcou no fim do primeiro tempo, chegando aos mesmos quatro gols da japonesa Hinata Miyazawa. Ela balançou as redes também na segunda etapa, mas o VAR anulou por impedimento.

É a primeira vez que a Alemanha cai na fase de grupos. Nas últimas oito edições, as alemãs foram ao mata-mata e, em sete delas, avançaram na primeira colocação.

Vitória do Marrocos sobre a Colômbia sacramentou a despedida alemã. As marroquinas ficaram com a segunda vaga da chave com o 1 a 0 sobre as líderes colombianas.

Como foi o jogo

Coreia surpreendeu e encerrou o jejum na Copa aos três minutos. Precisando de uma complicada combinação de resultados para ir às oitavas, a seleção coreana iniciou o jogo pressionando a saída de bola alemã e, após duas chances cara a cara com a goleira Frohms, marcou seu primeiro gol neste Mundial.

Alemanha sofreu com marcação coreana, mas Popp desafogou. Atrás no marcador e perdendo a vaga nas oitavas pelo empate parcial entre Colômbia e Marrocos, as alemãs tiveram dificuldade para construir com a bola no pé, tanto pelo ajustado sistema defensivo da Coreia quanto pela própria afobação. Até que Popp subiu mais que a zaga adversária e deixou tudo igual no fim da primeira etapa.

Alemanha viveu drama dentro e fora de campo. Em partida pouco inspirada, as alemãs voltaram para o segundo tempo ainda com dificuldades para quebrar o sistema defensivo coreano e viram o VAR anular o gol da virada, por impedimento. Enquanto isso, Marrocos vencia a Colômbia, o que derrubava as europeias para a terceira colocação do grupo.

Continua após a publicidade

As alemãs não criaram mais, e viram relógio virar inimigo. Tensas, as germânicas trocaram passes e, de forma descordenada, foram para o abafa em busca da virada, abrindo espaços para o contra-ataque de uma Coreia muito confortável no jogo. Mesmo assim, pouco ameaçou a goleira adversária.

Gols e lances importantes

Tirou, Frohms. Aos 3 minutos do primeiro tempo, Ji tocou para Casey Phair dentro da grande área. A atacante finalizou colocado na saída de Frohms, a goleira espalmou, e a bola bateu na trave.

Gol da Coreia! Aos 5 minutos do primeiro tempo, Shim lançou Cho nas costas da zaga adversária. Ela ficou cara a cara com Frohms e não desperdiçou.

Respondeu a Alemanha. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Buhl recebeu de Schuller pelo lado esquerdo da área, finalizou de primeira, mas pegou mal e mandou à direita do gol.

Popp deixou tudo igual. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Huth cruzou pela direita e Popp subiu mais que Kim Hyeri para, no meio da área, cabecear para o fundo da rede.

Continua após a publicidade

Não valeu! A Alemanha chegou ao segundo gol aos 11, em cabeçada de Popp após bela jogada pela direita, mas o VAR apontou impedimento da atacante.

Na trave. Aos 14 minutos do segundo tempo, Huth cruzou pela direita, Popp cabeceou e acertou o travessão.

Coreana sai de maca após falta dura. Nos acréscimos, Cho precisou de um longo atendimento após sofrer falta de Hegering próximo a grande área. A coreana — acertada no tronco — deixou o campo de maca, com as mãos no rosto e foi aplaudida pela torcida.

FICHA TÉCNICA

Coreia do Sul 1 x 1 Alemanha

Competição: 3ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 3 de agosto de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália
Arbitragem: Anna-Marie Keighley
Assistentes: Sarah Jones e Maria Salamasina
Cartões amarelos: Hegering (Alemanha)
Gols: Cho (Coreia do Sul), aos 5 minutos do primeiro tempo; Popp (Alemanha), aos 41 minutos do primeiro tempo
Público: 38.945

Continua após a publicidade

COREIA DO SUL: Kim Jungmi; Kim Hyeri, Lee e Shim; Choo, Cho (Kang), Chun (Park Eusun), Ji Soyun e Jang; Choe e Casey Phair (Mira). Técnico: Colin Bell

ALEMANHA: Frohms; Huth, Hendrich, Hegering e Hagel; Oberdorf, Dabritz (Lattwein), Brand (Anyomi) e Buhl (Lohmann); Schuller e Popp. Técnica: Martina Voss-Tecklenburg

Deixe seu comentário

Só para assinantes