Pedro pode se transferir do Flamengo? O que é possível na janela atual

Uma interrogação ronda o futuro de Pedro no Flamengo, após o soco que o jogador recebeu do preparador físico e a ausência dele no treino de hoje (31) no Ninho do Urubu.

Mas qual o panorama para Pedro no momento, considerando as regras de inscrição de jogadores nas competições e a janela de transferências?

O cenário de Pedro nas competições

Pedro já tem mais de sete jogos no Brasileirão (13 ao todo), o que impede a inscrição dele na competição por outro clube da Série A.

Pedro já está inscrito nas oitavas de final da Libertadores pelo Flamengo — o time enfrenta o Olimpia na quinta-feira (3). E não pode defender outro clube que esteja na fase mata-mata da competição (das oitavas à final).

Pedro poderia, sim, disputar a Sul-Americana, pois o Flamengo não está na competição e aí não haveria conflito.

Pedro já disputou a Copa do Brasil neste ano e não poderia defender outro clube na edição atual.

E a janela?

Pedro pode se transferir para qualquer clube brasileiro ou do exterior no momento. As restrições de inscrição não vetam transferência de direitos econômicos — embora não faça sentido um clube contratá-lo agora para ficar sem poder utilizá-lo na maior parte do restante da temporada.

Mas é preciso atenção. A janela no Brasil fecha em 2 de agosto. Esse é o limite para que clubes no território nacional registrem novos jogadores.

Continua após a publicidade

Pedro ainda poderia se transferir para clubes no exterior. No caso das principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha), a janela fecha em 1º de setembro.

Se Pedro se desvincular do Flamengo por qualquer motivo — liminar na Justiça, por exemplo —, esse movimento de ruptura precisa acontecer enquanto a janela no país de destino estiver aberta para que tenha condições de ser registrado em um novo clube no exterior.

Em resumo, se houver uma rescisão depois do fechamento da janela no Brasil e enquanto a janela da Inglaterra, por exemplo, estiver aberta, Pedro pode se transferir para um clube de lá.

Pedro tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2027.

A crise atual

O soco que Pedro recebeu do preparador físico do Flamengo, Pablo Fernández, foi o estopim para escancarar uma insatisfação maior do jogador.

Continua após a publicidade

A discussão no jogo contra o Atlético-MG começou porque o atacante não quis se aquecer após ver que o técnico Jorge Samapaoli tinha colocado Luiz Araújo e Everton Cebolinha no jogo. O Fla tinha mais uma alteração por fazer.

Depois de ser agredido por Pablo Fernández, Pedro foi as redes sociais dizer: "A covardia física se sobrepôs diante da covardia psicológica que tenho sofrido nas últimas semanas".

O jogador deveria ter se reapresentado para o treino hoje (31) no Ninho do Urubu, mas faltou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes