Topo

Brasileirão - 2023

Botafogo vence Vasco, segue 100% em casa e mantém folga na liderança

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/07/2023 18h01

O Botafogo venceu o Vasco por 2 a 0 no Nilton Santos, hoje (2), pela 13ª rodada do Brasileirão.

Botafogo começou melhor e teve as principais chances na etapa inicial.

Robson Bambu, do Vasco, e Rafael, do Bota, saíram machucados com menos de 30 minutos de bola rolando.

Luis Henrique, após bela tabela com Tiquinho, abriu o placar no começo da segunda etapa.

Já nos acréscimos, Carlos ampliou a vantagem.

Essa é a quarta vitória seguida do Glorioso sem sofrer gol e a sétima em sete jogos como mandante. Ao todo, são 11 triunfos em 13 rodadas. A equipe segue com sete pontos de vantagem na liderança: 33 contra 26 do Grêmio.

Já o Vasco, que venceu apenas duas vezes no torneio, segue no Z-4, com apenas 9 pontos.

Como foi o jogo

Jogando em casa, o Botafogo dominou o Vasco na primeira etapa e teve as principais chances de abrir o placar. A oportunidade mais clara veio nos acréscimos, em um lindo voleio de Tiquinho na área.

Por outro lado, o primeiro tempo ficou marcado pelas saídas, obrigando cada treinador a queimar uma alteração. Robson Bambu, com uma torção no tornozelo, e Rafael, com dores nas costas após dividir a bola com Figueiredo, saíram com menos de 30 minutos de jogo. Figueiredo também se machucou no lance, mas conseguiu permanecer em campo até o intervalo.

Sete minutos depois do fim do intervalo, Tiquinho tabelou com Luis Henrique, que inaugurou o marcador. Em vantagem, os mandantes seguiram melhores, sendo ameaçados somente uma vez, contudo Alex Teixeira chutou em cima de Lucas Perri. Nos acréscimos, Carlos Alberto ainda anotou o segundo do Glorioso

    Lances importantes

    16 minutos do primeiro tempo. Rafael cruzou e Tiquinho Soares aproveitou o vacilo na defesa para mandar de cabeça. Léo Jardim se esticou todo para buscar a bola no canto, evitando o que seria o primeiro gol.

    43 minutos do primeiro tempo. De novo pelo alto, desta vez em escanteio cobrado por Hugo, Júnior Santos cabeceou e a bola passou perto da trave.

    46 minutos do primeiro tempo. Luis Henrique cruzou da esquerda para Tiquinho Soares. O centroavante esperou a bola quicar, girou o corpo sobre Léo e mandou de voleio, mas a finalização não acertou o alvo.

    Botafogo 1 x 0 Vasco. Eduardo passou para Luis Henrique, que avançou pela esquerda e tabelou com Tiquinho Soares. Já na área, Luis Henrique soltou a bomba e a bola passou entre as pernas de Léo Jardim para abrir o placar aos sete minutos da segunda etapa.

    23 minutos do segundo tempo. Alex Teixeira aproveitou o vacilo de Adryelson, roubou a bola e ficou cara a cara com. Mas, na hora de finalizar, o atacante mandou em cima do Lucas Perri, perdendo uma chance incrível.

    25 minutos do segundo tempo. Em cruzamento de Hugo, Júnior Santos cabeceia firma, para baixo, mas Léo Jardim conseguiu espalmar para o lado e afastou o perigo.

    38 minutos do segundo tempo. Tiquinho, aparentemente com um incômodo no joelho, pediu substituição e deixou o gramado.

    Botafogo 2 x 0 Vasco. Carlos Alberto venceu Pumita na velocidade e bateu cruzado para dar números finais ao embate, já aos 50 minutos.

    Agenda

    Sem compromisso no meio da semana, os dois clubes voltam a campo apenas no próximo final de semana. O Cruz-maltino recebe o Cruzeiro no sábado (8), às 18h30, enquanto o Glorioso visita o Grêmio no domingo (9), às 18h30.

    FICHA TÉCNICA
    BOTAFOGO 2 X 0 VASCO

    Competição: Campeonato Brasileiro - 13ª rodada
    Local: Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
    Dia e hora: 2 de julho, domingo, às 16h (horário de Brasília)
    Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
    Assistentes: Danilo Ricardo Simon (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
    VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)

    Cartões amarelos: Adryelson, Orellano, Matías Segovia (BOT); Léo, Robson Bambu, Orellano, Rayan, Piton (VAS)
    Gol: Luis Henrique, aos 7'/2ºT, e Carlos Alberto, aos 50'/2ºT, para o Botafogo.

    Público presente: 38.798 pessoas
    Renda: R$ 2.019.825,00

    Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Di Placido), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa) e Eduardo (Kayque); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Carlos Alberto) e Luís Henrique (Matías Segovia). Técnico: Cláudio Caçapa.

    Vasco: Léo Jardim; Pumita, Robson Bambu (Capasso), Léo e Piton; Zé Gabriel (Eguinaldo), Marlon Gomes e Alex Teixeira (Carabajal); Figueiredo (Erick Marcus), Orellano (Rayan) e Pedro Raul. Técnico: William Batista.