Topo

Brasileirão - 2023

Gabigol e Arrascaeta marcam, e Flamengo vence o Fortaleza no Brasileirão

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2023 20h25

As estrelas brilharam e o Flamengo venceu o Fortaleza por 2 a 0 hoje (1), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, no Maracanã, teve gols de Gabigol e Arrascaeta.

O Flamengo chega aos 25 pontos e fica na terceira posição. A equipe poderia virar vice-líder, mas o Grêmio venceu seu jogo com gol no fim.

O Fortaleza é o nono, com 20 pontos, e ainda pode perder posições.

Gabigol chegou a 150 gols com a camisa do Flamengo. Ele tem 17 gols em 34 jogos na temporada.

Foi apenas o primeiro pênalti perdido pro Yago Pikachu em 2023. São 31 batidos desde 2018 e 25 gols.

Flamengo volta a atenção para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, enfrenta o Athletico-PR no Maracanã pelas quartas de final, às 21h30 (de Brasília). No Brasileirão, entra em campo novamente no sábado, contra o Palmeiras, fora de casa.

Fortaleza terá a semana livre e encara o Athletico-PR no domingo, em casa, às 18h30 (de Brasília).

O goleiro Rossi foi apresentado à torcida antes de a bola rolar. Ele esteve mais cedo no Ninho do Urubu para conhecer o clube e conversar com o técnico Jorge Sampaoli.

Como foi o jogo

O Flamengo começou dominando amplamente as ações do jogo e manteve a posse de bola, mas foi o Fortaleza quem teve a primeira chance de abrir o placar, de pênalti. Matheus Cunha, porém, brilhou e salvou a equipe.

Rubro-negro logo respondeu e Gabigol, de volta ao time titular, abriu o placar com belo passe de Arrascaeta. Na comemoração, o camisa 10 foi abraçar Matheus Cunha.

Léo Pereira se machuca aos 31 minutos do primeiro tempo. Ele sentiu dores na coxa esquerda e precisou sair, dando lugar para David Luiz.

Visitantes tentaram ir para cima e buscar o empate, mas tiveram dificuldades de fazer seu jogo. Com lentidão na transição, também sofriam com os contra-ataques do Fla. Nos minutos finais da primeira etapa, o Fortaleza pressionou, mas não conseguiu marcar.

Gabigol também sentiu incômodo. Atacante sentiu o tornozelo ao longo do primeiro tempo e pediu substituição no intervalo.

O Fortaleza ia ficando mais confortável na partida, arriscava e mantinha a posse, mas a bola sobrou nos pés de um dos jogadores mais decisivos do Flamengo. Aos 18 minutos, Arrascaeta ampliou a conta e fechou o placar em 2 a 0.

Lances importantes

Pênalti! Lucero recebeu cruzamento de Pikachu aos oito minutos, dominou e sofreu a falta de Thiago Maia. Savio Pereira Sampaio logo marcou.

Perdeu! Na batida, Pikachu colocou do lado direito e Matheus Cunha chegou bem para defender e evitar o gol.

1x0. Aos 13 minutos, Arrascaeta cruzou de trivela para a área, Gabigol dividiu com Tinga e escorou para dentro.

Uh! Aos cinco minutos do segundo tempo, Gerson recebeu e tocou atrás para Pedro. O camisa 9 bateu colocado, mas parou em ótima defesa de João Ricardo, que tirou com as pontas dos dedos.

2x0. Aos 18 minutos, Ayrton Lucas foi à linha de fundo e lançou para a área. A bola rebateu em Brítez e sobrou para Arrascaeta soltar uma bomba e ampliar.

Ficha técnica

Flamengo x Fortaleza

Data: 01 de julho de 2023
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Pulgar, Bruno Henrique (FLA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Gabigol (aos 13 minutos do primeiro tempo), Arrascaeta (aos 18 minutos do segundo tempo)

Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz), Ayrton Lucas, Thiago Maia (Filipe Luís), Erick Pulgar, Gerson, Arrascaeta (Victor Hugo), Everton Ribeiro (Bruno Henrique) e Gabigol (Pedro). Técnico: Jorge Sampaoli.

Fortaleza: João Ricardo; Tinga (Dudu), Brítez, Benevenuto, Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Romarinho), Zé Welison (Hércules), Pikachu (Calebe), Pochettino (Lucas Crispim); Thiago Galhardo e Lucero. Técnico: Vojvoda.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o árbitro da partida foi Savio Pereira Sampaio, e não Anderson Daronco. O erro foi corrigido.