Topo

Brasileirão - 2023

Coritiba demite Zago e faz a 10ª troca de técnico do Brasileiro; veja lista

Antônio Carlos Zago, novo técnico do Coritiba, relembra episódio de racismo - Reprodução
Antônio Carlos Zago, novo técnico do Coritiba, relembra episódio de racismo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/06/2023 16h15

Com apenas doze rodadas, Zago foi o décimo treinador a deixar o comando de um time no Brasileirão. Confira todos:

1 - Antônio Oliveira - Coritiba

O treinador português foi demitido do Coritiba após perder por 3 a 0 para o Flamengo, na primeira rodada do Brasileirão. Ele assumiu o time no dia 13 de dezembro de 2022 e ficou até 18 de abril. Ao todo, foram 17 partidas, com sete vitórias, sete empates e três derrotas. Em 16 de maio, o técnico foi anunciado no Cuiabá.

2- Rogério Ceni - São Paulo

Ídolo do tricolor paulista, Ceni assumiu o clube em outubro de 2021 e ficou no comando até 19 de abril. Foram 106 jogos, com 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas.

3- Lázaro - Corinthians

Um dia depois do rival, o Alvinegro dispensou Lázaro, que retornou ao sub-20. O técnico comandou o time por 17 jogos e teve 56,86% de aproveitamento (oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas).

4- Cuca - Corinthians

Há dois meses, Cuca deixou o Corinthians após seis dias de trabalho e duas partidas. Ele deixou o comando da equipe devido a pressão por causa do escândalo de Berna, na Suíça.

5- Ivo Vieira - Cuiabá

Em 10 de maio, o time de Mato Grosso dispensou o técnico português. Vieira deixou o clube com 16 vitórias, três empates e cinco derrotas.

6- Coudet - Atlético Mineiro

O técnico argentino deixou o clube após insatisfação com a diretoria. Ele assinou com o Galo em dezembro de 2022 e ficou no time mineiro até 11 de junho. Foram 35 jogos, com 21 vitórias, seis derrotas e oito empates.

coudet - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Eduardo Coudet, técnico do Atlético-MG, durante jogo contra o Corinthians
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

7 - Paulo Turra - Athlético Paranaense

Turra deixou o Furacão, em 16 de junho, com 73,1% de aproveitamento: 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas em 36 jogos. O desligamento foi anunciado após Felipão fechar com o Atlético Mineiro. Cerca de uma semana depois, o Santos anunciou a contratação de Turra.

8 - Odair Hellmann - Santos

A derrota do Santos para o Corinthians por 2 a 0, na 11ª rodada do Brasileirão, foi a gota d'água para a diretoria do Santos. Odair deixou o comando do clube santista no dia 22, com 44% de aproveitamento: 11 vitórias, 12 empates e 11 derrotas.

9- Maurício Barbieri - Vasco

Mais tarde, no mesmo dia, foi a vez do time carioca dispensar seu técnico. Barbieri não resistiu a derrota para o Goiás em casa. Ele ficou seis meses no comando da equipe e teve um aproveitamento de 43%. Foram 24 partidas, com nove vitórias, quatro empates e 11 derrotas.

10- Zago - Coritiba

Em um intervalo de dois meses e meio, o Coritiba demitiu mais um treinador. Zago ficou a frente do clube por 11 jogos, teve sete derrotas e quatro empates - aproveitamento de 12,1%.