Topo

Brasileirão - 2023

Fortaleza vence Atlético-MG em segundo jogo de Felipão e cola no G4

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2023 20h29

O Fortaleza venceu o Atlético-MG na noite deste sábado (24), por 2 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Fortaleza. Felipão ainda não venceu e agora tem dois jogos pelo time mineiro.

Pochettino e Tinga foram os responsáveis por anotar para o Leão, enquanto Alan Kardec marcou para o Galo.

Com o resultado, o Fortaleza foi para 20 pontos, na quinta posição da tabela. Por outro lado, o Atlético-MG caiu duas posições, terminando o confronto em oitavo lugar, com 19 pontos.

O Fortaleza tem como próximo compromisso o duelo diante do Palestino, na terça-feira (27), às 19h (de Brasília), pela fase de grupos da Sul-Americana. No mesmo dia e horário, o Galo encara o Libertad também pela fase de grupos, mas pela Libertadores.

Como foi o jogo

O Atlético-MG começou tentando chegar ao ataque, mas encontrou um Fortaleza bem fechado, defendendo mais do que atacando.

A partida seguiu morna e sem muitas chances de gols, mas a volta do intervalo se mostrou diferente.

As equipes chegaram para o segundo tempo mais eficientes nas jogadas, e o Fortaleza foi quem aproveitou o momento para abrir o placar com Pochettino.

Embalado pelo primeiro gol, o Fortaleza aumentou o ritmo e aumentou e fez o segundo gol oito minutos depois do primeiro, com Tinga.

Apesar de estar atrás, o Atlético-MG continuou buscando o gol, e após diversas substituições, Alan Kardec, que voltou de lesão depois de nove meses, marcou para o Galo. O jogador destacou a importância da família para esse momento de recuperação ter sido bem-sucedido.

"A minha família foi fundamental, porque em muitos momentos meus pensamentos viajaram lá longe e de diversas formas. Nos momentos em que eu me senti mais fraco foram eles que me sustentaram, que me seguraram, minha esposa, minhas filhas, meus pais. Eu sou muito grato a Deus por ter essas pessoas na minha vida".

Gols e Lances importantes

Goleiro exigido - Pochettino saiu em direção ao ataque, cortou para o meio e finaliza forte. Ligado na jogada, Everson encaixou e espantou o perigo. Porém, na sequência, após escanteio cobrado para a área, Tinga cabeceou e obrigou o goleiro do Atlético-MG sair para fazer a defesa.

Quase o primeiro - Hulk cobrou a falta na direção do gol, mas a bola explodiu na marcação adversária. Na sequência, Saravia finalizou forte, e o chute passou bem perto da trave do Fortaleza.

1 x 0 - Aos oitos minutos do segundo tempo, Thiago Galhardo mandou a bola cruzada para a área, Jemerson desviou, e Pochettino ganhou a disputa no alto de Saravia. O camisa 7 cabeceou para o fundo das redes e colocou a equipe da casa na frente do marcador.

2 x 0 - Após a falta cobrada para a área, com 16 minutos de jogo, Titi estava livre de marcação para cabecear para o meio da área. Tinga apareceu posicionado no lugar certo e finalizou em direção ao gol para aumentar o placar.

2 x 1 - Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio, Edenílson chutou de fora da área. Alan Kardec, voltando de lesão, desviou na pequena área e marcou o primeiro do Atlético-MG na partida.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 2 x 1 Atlético-MG

Data: 24/06/2023 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Competição: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Muniz (Fifa)
Cartões amarelos: Titi (FOR), Bruno Fuchs (CAM)
Cartões vermelhos: Saravia (CAM)

Gols: Pochettino (8'/2ºT), Tinga (16'/2ºT), Alan Kardec (41'/2ºT)

Fortaleza: João Ricardo; Tinga; Marcelo Benevenuto; Titi; Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (Lucas Sasha); Yago Pikachu, Pochettino (Calebe), Thiago Galhardo (Guilherme) e Lucero (Lucas Crispim). Técnico: Juan Vojvoda.

Atlético-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs (Igor Rabello), Jemerson, Guilherme Arana; Bettaglia; Zaracho (Igor Gomes), Hyoran (Edenílson); Pavón (Vargas), Hulk (Alan Kardec) e Paulinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.