Topo

Geração da Geórgia? Quem é o novo prodígio do país de Kvara

Goerges Mikautadze, atacante do Metz e nova sensação da Geórgia - Reprodução/Instagram
Goerges Mikautadze, atacante do Metz e nova sensação da Geórgia Imagem: Reprodução/Instagram

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/05/2023 04h00

A Geórgia pode não ser uma nação conhecida pela formação de jogadores de futebol, mas o futuro se mostra empolgante. Depois de Khvicha Kvaratskhelia, destaque do Napoli campeão italiano, um atacante de 22 anos tem feito sucesso na França: Georges Mikautadze.

O que aconteceu

Mikautadze nasceu na França, mas tem nacionalidade da Geórgia e já disputou partidas oficiais pela seleção do país, ou seja, escolheu a equipe pela qual irá jogar.

Com 22 anos, ele começou na base do Metz, clube que defende atualmente, mas já saiu para empréstimos para dois clubes da Bélgica.

Desde a temporada 2020/2021, ele tem se mostrado um goleador nato. Foram 22 gols e duas assistências em 24 jogos na segunda divisão belga. Ou seja, uma participação em gol, em média, por partida.

Em seguida, mais 10 gols e duas assistências no mesmo país e o retorno ao clube que o projetou.

Na temporada atual, pelo Metz, Mikautadze marcou 22 gols e deu oito assistências em 35 partidas. Ou seja, quase uma participação por jogo novamente, em média.

Rendimento atrai interessados

Atual artilheiro da segunda divisão francesa, o atacante atraiu interessados na Inglaterra. Segundo a imprensa local, o Burnley está disposto a investir no jogador.

Com vínculo até 2026, a contratação dele está avaliada em 13 milhões de euros (R$ 69,5 milhões na cotação atual).

Kvara tem a mesma idade

Também com 22 anos, Kvara é uma das estrelas do Napoli. Foram 14 gols e 14 assistências em 39 partidas até agora.

Diferente de Mikautadze, ele nasceu no país que defende e começou no futebol local, partindo para o Lokomotiv e depois Rubin Kazan, ambos da Rússia. Esta é sua primeira temporada na equipe italiana.

O sucesso antes mesmo do Napoli o rendeu o apelido de 'Messi da Geórgia', como contou o UOL.