Topo

Eliminatórias Europeias

'Messi da Geórgia' vale R$ 185 mi e colocou a Espanha a um empate da Copa

Khvicha Kvaratskhelia comemora gol da Geórgia contra a Suécia pelas Eliminatórias da Copa - VANO SHLAMOV/AFP
Khvicha Kvaratskhelia comemora gol da Geórgia contra a Suécia pelas Eliminatórias da Copa Imagem: VANO SHLAMOV/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/11/2021 04h00

Classificação e Jogos

Possivelmente você pouco ouviu falar, e terá dificuldade em pronunciar (a mesma que tivemos ao escrever) o nome do jogador que deixou a Espanha a um empate da Copa do Mundo. Trata-se de Khvicha Kvaratskhelia, atacante de 20 anos da Geórgia. Então, vamos utilizar um apelido dado a ele na imprensa europeia para facilitar. No caso, "Messi da Geórgia".

Não é somente a citação ao craque argentino que acompanha Kvaratskhelia. Ele também é chamado de "dançarino" graças aos dribles que costuma aplicar nos marcadores. Franzino, pequeno, sofre contra defensores mais robustos e usa a habilidade para ter vantagem.

A fama — que ainda não chegou tão forte ao Brasil, sabemos — já é comum na Rússia. Atleta do Rubin Kazan, ele foi eleito na última temporada o melhor jovem do Campeonato Russo, onde também passou pelo Lokomotiv Moscou, pelo qual conquistou a Copa da Rússia de 2018/2019.

Ontem (11), foram dois gols dele contra a Suécia de Ibrahimovic, e a grande beneficiada nem foi sua seleção, mas a Espanha. Antes da rodada, eram os suecos que lideravam o grupo B das Eliminatórias da Europa para a próxima Copa do Mundo. Mas o 2 a 0 mudou o cenário. Com a vitória da Espanha contra a Grécia por 1 a 0, que veio depois, basta que a equipe de Luiz Enrique empate o confronto direto com a Suécia, neste domingo (14), que estará na Copa. A Geórgia não tinha nada em disputa na partida, pois já está eliminada.

O rendimento de Kvaratskhelia ecoa em vários cantos da Europa. Considero uma das principais promessas no mercado da bola atualmente, rumores de interesse pipocam na mídia repetidamente. Clubes como Bayern de Munique, Juventus, Milan, Chelsea, Leeds United, Everton, Tottenham e PSG já foram citados como interessados no jogador. Nesta temporada, por seu clube, ele tem 14 jogos com um gol e uma assistência. Na anterior foram quatro gols e três assistências em 23 partidas. Na seleção principal são 11 jogos e cinco gols.

Segundo o empresário dele, Mamuka Jugeli, a chance de ele ser negociado pelo Kazan na próxima janela de transferências é grande, e o valor mínimo é 30 milhões de euros (R$ 185,7 milhões na cotação atual). O que o colocaria como jogador mais caro da história de seu país.

Tudo indica que o 'dançarino', ou 'Messi da Geórgia', logo estará jogando em outros campos, com seu nome repleto de consoantes soletrado com facilidade.