Topo

Gerson pede 'mais moral' ao Brasil e rechaça frustração em chegada ao Fla

Apresentação de Gerson no Flamengo - Luiza Sá/UOL
Apresentação de Gerson no Flamengo Imagem: Luiza Sá/UOL

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/01/2023 15h53

O primeiro reforço contratado pelo Flamengo para a temporada 2023 é um rosto conhecido. Nesta quinta-feira, o clube apresentou oficialmente o meio-campista Gerson, que retorna em definitivo com contrato de cinco anos.

Valorização do futebol: "Nós brasileiros erramos muito nesse sentido. Temos sempre os melhores jogadores, ajudamos muito os europeus com isso e nós mesmos criticamos o nosso futebol. Tínhamos que fazer do nosso futebol elite. Criticamos nosso futebol, falando que voltar é tiro no pé. Damos força a eles, falamos mal do nosso país e acho que nosso futebol tinha que ser a elite. Pelos jogadores que temos, é só pensar. Olha o campeonato, quantos clubes tem, como os jogos são difíceis. É difícil golear. Nós mesmos batemos nos nossos jogadores. Temos que dar mais moral ao nosso país".

Houve frustração na França? "Falaram em frustração. É uma coisa que eu acho que não tive. Fizemos grandes coisas lá. Em números de gols e participações foi o melhor momento da minha carreira. Acabando a temporada classificamos para a Champions, acabei como um dos principais do elenco. não vejo frustração. Vejo que fui bem. Não tive um bom convívio com o treinador e optei por seguir a vida de outra forma. Frustração e algo que as pessoas não acompanharam direito. De repente não viram. Não fico chateado, os números não mentem".

Sensação de felicidade: "É uma satisfação enorme. O Filipe é um grande jogador, de seleção e Copa. Eu, com 25 anos, receber esse elogio de um grande jogador. Como o Caio me disse no campo, parece que nem fui embora. Fui ali fazer uma passagem rápida e voltei. Sempre me senti em casa, desde a portaria a todos os funcionários. Alegria imensa, sempre bom trabalhar onde você se sente bem".

Ansiedade para voltar: "Não vejo como difícil, mas de ansiedade de resolver. Foi a primeira vez que participei de uma negociação. Sempre em contato com o Bruno e o Marcos, falando que ia acontecer, mas fiquei nervoso. Se tratando do Flamengo, a família querendo que voltasse, eu querendo voltar. As vezes mandava mensagem para o Bruno perguntando se já tinha resolvido. Fiquei ansioso".

Faltaram jogadores no velório de Pelé? "É uma tristeza enorme perder o rei do futebol, um cara que fez magia no futebol. Não sei o que dizer. Não acompanhei porque não tenho idade, mas vi os vídeos. Não posso falar pelas pessoas, cada um responde por si. Eu como pessoa fico muito triste pela perda. Sempre ruim perder alguém, ainda mais quando representa muito. Ele fez o futebol ser reconhecido, ainda mais sendo negro, fez todos respeitarem. Não posso tocar muito no assunto, mas o que ele fazia era magia. Uma tristeza enorme. Não posso aprofundar na pergunta pois não posso falar pelas pessoas.

Curiosidade: Marcão, pai e empresário de Gerson, esteve na coletiva com uma camisa do filho. Antes de começar, ele falou sobre a felicidade do meio-campista em retornar ao Flamengo.

Antes de Gerson falar, Marcos Braz frisou que Gerson "deu certo" na Europa e por isso retornou ao Flamengo. Ele ressaltou a felicidade geral pela volta do Coringa.

Veja a entrevista na íntegra:

Chegada

Estou muito feliz por estar de volta à casa. Agradeço a Deus por mais uma oportunidade, ao presidente, ao Marcos e ao Bruno. Era uma negociação muito difícil, tiveram que ser incansáveis, eu estava ficando nervoso porque queria que resolvesse logo. Mas com paciência e esforço as coisas aconteceram bem. Feliz de vestir a camisa do clube do meu coração. Esperando ansiosamente para voltar a jogar às 16h no Maraca, estou ansioso. Muito feliz.

Experiência na Europa

É sempre bom ter aprendizado. Fui lá, aprendi novas maneiras de jogar, aprendi novas funções como curinga. Espero que a volta seja da melhor forma possível, até melhor do que a primeira passagem. Com o elenco que temos isso pode ser possível.

Retorno

É uma satisfação enorme. O Filipe é um grande jogador, de seleção e Copa. Eu, com 25 anos, receber esse elogio de um grande jogador. Como o Caio me disse no campo, parece que nem fui embora. Fui ali fazer uma passagem rápida e voltei. Sempre me senti em casa, desde a portaria a todos os funcionários. Alegria imensa, sempre bom trabalhar onde você se sente bem.

Coringa

Na França só não joguei de lateral direito, zagueiro ou goleiro. De resto eu fiz tudo. Mais coringa do que nunca, o que esse clube pede é raça, vontade de jogar, sempre disposto a ajudar os companheiros e o clube. Até de lateral esquerdo, que nunca pensei, fiz lá. Sempre busco aprender alguma coisa. Tive a oportunidade de ir lá e o Gerson que volta hoje é sempre focado e mais maduro, com a cabeça em ganhar sempre pelo Flamengo.

Reencontros

Não lembro de muita gente, lembro de todos. nunca esqueci. Cada dia temos um aprendizado, aprendo com meu pai e ele comigo, com pessoas mais velhas ou mais novas. Desde que cheguei todos me trataram bem, meus pais me ensinaram a tratar todos iguais. Procuro ensinar também a minha filha e quem está perto de mim.

Flamengo

Ser o Flamengo é o motivo. Um gigante, o carinho e respeito que tenho pelo clube. Quando você está com a cabeça de sair de um clube mesmo tendo proposta de outros lugares, quando o Fla entra é complicado. O principal motivo é esse. Ser o Fla.

Concorrência

Concorrência muito grande e de ótimos jogadores. Vidal, com diversos títulos, Pulgar, de seleção, Thiago Maia, excelente jogador, João Gomes, que terminou a temporada muito bem. É bom para o Flamengo ter jogadores qualificados. Estou disposto a ajudar o time onde for. Ainda não falei com o treinador.

França

Falaram em frustração. É uma coisa que eu acho que não tive. Fizemos grandes coisas lá. Em números de gols e participações foi o melhor momento da minha carreira. Acabando a temporada classificamos para a Chmapions, acabei como um dos principais do elenco. não vejo frustração. Vejo que fui bem. Não tive um bom convívio com o treinador e optei por seguir a vida de outra forma. Frustração e algo que as pessoas nçai acompanharam direito. De repente não viram. Não fico chateado, os números não mentem.

Volta ao Brasil

Eu nem tinha falado com meu assessor. Nós brasileiros erramos muito nesse sentido. Temos sempre os melhores jogadores, ajudamos muito os europeus com isso e nós mesmos criticamos o nosso futebol. Tínhamos que fazer do nosso futebol elite. Criticamos nosso futebol, falando que voltar é tiro no pé. Damos força a eles, falamos mal do nosso país e acho que nosso futebol tinha que ser a elite. Pelos jogadores que temos, é só pensar. Olha o campeonato, quantos clubes tem, como os jogos são difíceis. É difícil golear. Nós mesmos batemos nos nossos jogadores. Temos que dar mais moral ao nosso país.

Ansiedade

Não vejo como difícil, mas de ansiedade de resolver. Foi a primeira vez que participei de uma negociação. Sempre em contato com o Bruno e o Marcos, falando que ia acontecer, mas fiquei nervoso. Se tratando do Flamengo, a família querendo que voltasse, eu querendo voltar. As vezes mandava mensagem para o Bruno perguntando se já tinha resolvido. Fiquei ansioso.

VP

Falei só um pouco com o Mister na chegada.

Pelé

É uma tristeza enorme perder o rei do futebol, um cara que fez magia no futebol. Não sei o que dizer. Não acompanhei porque não tenho idade, mas vi os vídeos. Não posso falar pelas pessoas, cada um responde por si. Eu como pessoa fico muito triste pela perda. Sempre ruim perder alguém, ainda mais quando representa muito. Ele fez o futebol ser reconhecido, ainda mais sendo negro, fez todos respeitarem. Não posso tocar muito no assunto, mas o que ele fazia era magia. Uma tristeza enorme. Não posso aprofundar na pergunta pois não posso falar pelas pessoas.

Mundial

Mais uma oportunidade. Agradecer por isso. Espero que ocorra tudo bem e que a gente possa realizar nossos sonhos.

O que sentiu falta

O que mais me fez falta foi tudo (risos). Estou brincando. Minha casa, família, churrasco, sol, que está quente pra caramba, muitas coisas que não posso ficar citando aqui.

Carinho da torcida

Uma das camisas mais vendidas, isso porque eu fracassei (risos). Mas segue... quando estou trabalhando tento sempre fazer o meu melhor. Fico feliz por ter feito uma boa passagem lá. Mais feliz ainda por estar voltando. Não tenho tanta coisa para falar, a palavra é gratidão. Agora tenho que devolver isso para eles dentro de campo.

Camisa 20

A camisa 20 é homenagem ao Vini Jr. A camisa 8 é mais do que merecida para o Thiago. Está jogando muito. Até quis dizer se eu quisesse, mas ele mereceu. A história que eu fiz já passou, ele também fez a dele. Nos respeitamos.

Estrutura

Eu tive oportunidade de continuar na Europa, mas nenhum dos projetos é como o do Flamengo. Voltar para um gigante, ter possibilidade de ser campeão, disputar título. Os outros projetos não eram ambiciosos como o do Flamengo. Entrar em todas as competições para ganhar, disputar título. Já venci algumas coisas, mas quero escrever minha história como vencedor. Não foi nada difícil voltar, ainda mais quando me apresentaram o plano de carreira para mim. Temos que dar mais atenção ao nosso futebol.

Quando você vem para o Flamengo não tem como pensar em outra coisa ou ter dúvida. Entra para brigar por tudo que você disputa. Se for campeão hoje, amanhã muda. Tem que estar sempre ganhando, evoluindo, concentrado. Não pode ter dúvida, incerteza, insegurança. Cada vez que olha para o Flamengo o elenco está mais qualificado. Voltei para fazer melhor do que 2019. Flamengo é um monstro, quanto mais ganha títulos mais títulos quer.

Olympique

É simples, não deu certo a relação. Conversei com ele antes, não tenho mágoa, futebol é assim.