Topo

Ícone LGBT, Dua Lipa nega que cantará na Copa do Mundo e critica o Qatar

A participação da britânica Dua Lipa na Copa vem sendo especulada pela imprensa internacional - Divulgação
A participação da britânica Dua Lipa na Copa vem sendo especulada pela imprensa internacional Imagem: Divulgação

DO UOL, em São Paulo

13/11/2022 13h05

Classificação e Jogos

A cantora britânica Dua Lipa foi ao Instagram hoje negar que vá se apresentar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar, no domingo que vem (20). A cantora pop, que é muito admirada na comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, aproveitou para criticar o país-sede da Copa e sua relação com os direitos humanos.

"Está tendo muita especulação de que eu vou cantar na cerimônia de abertura da Copa no Qatar. Eu não vou me apresentar e não estou em nenhuma negociação para estar lá", afirmou a cantora. "Vou torcer pela Inglaterra de longe e espero visitar o Qatar quando eles cumprirem todas as promessas relativas aos direitos humanos que eles fizeram quando ganharam o direito de sediar a Copa."

A Fifa ainda não confirmou as atrações da cerimônia de abertura da Copa, que antecederá a partida entre Qatar e Equador no próximo domingo. O Qatar vem sendo muito criticado pela comunidade internacional por sua política de direitos humanos. A legislação do país, baseada no Alcorão, considera a homossexualidade ilegal e punível com prisão.

Aos 27 anos, Dua Lipa é uma personalidade respeitada entre jovens LGBT principalmente por suas músicas e clipes que normalizam relações entre pessoas do mesmo sexo.

Como a Fifa ainda não confirmou todos os artistas que participarão da cerimônia de abertura, a imprensa internacional tem especulado a apresentação de artistas como a colombiana Shakira. O cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, já confirmou que estará na festa.