Topo

La Liga - 2022/2023

Real Madrid vence Cádiz com Vinicius Jr 'pistola' e Militão artilheiro

Jogadores do Real Madrid comemoram gol de Militão pelo Campeonato Espanhol - Angel Martinez/Getty Images
Jogadores do Real Madrid comemoram gol de Militão pelo Campeonato Espanhol Imagem: Angel Martinez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 19h25

O Real Madrid venceu o Cádiz por 2 a 1 em jogo nervoso no Santiago Bernabéu, hoje (10), pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol. Este foi o último compromisso do time merengue antes da Copa do Mundo do Qatar.

Mesmo diante de seus torcedores, o Real teve uma atuação mais irritada do que criativa. Coube, então, ao zagueiro Éder Militão subir mais do que todo mundo para marcar, de cabeça, o primeiro dos merengues. No segundo tempo, Toni Kroos ampliou com uma pintura de fora da área. Lucas Pérez descontou para o Cádiz.

Já Vinicius Jr teve uma noite quente na capital espanhola. Caçado em campo, o brasileiro se irritou com o excesso de faltas sofridas — poucas delas punidas pela arbitragem com cartão amarelo — colocou dedo na cara de adversário e levou cartão amarelo ainda no primeiro tempo.

A vitória em casa encerra um jejum de duas partidas sem vitórias do time merengue pelo Espanhol, além de manter os comandados de Carlo Ancelotti na cola do líder Barcelona.

O Real Madrid é o segundo colocado da competição nacional, com 35 pontos, contra 37 dos catalães, que tem os mesmos 14 jogos disputados, mas com uma vitória a mais. O Cádiz é o 19º, com 11.

Este foi o último compromisso de Real Madrid e Cádiz antes da Copa do Mundo do Qatar. A equipes só voltarão a campo no fim de dezembro, contra Real Valladolid e Almería, respectivamente, em datas e horários ainda a serem definidos.

Toca, toca e toca...

O Real Madrid foi a campo precisando de uma vitória para se aproximar do líder Barcelona, mas não conseguiu transformar o domínio e controle de posse de bola em chances claras. Sem Benzema, o time merengue exagerou na troca de passes, especialmente no meio-campo, e teve pouca criatividade para acionar, em boas condições, os brasileiros Rodrygo e Vinicius Jr.

Vini pislota!

Convocado para a Copa do Mundo do Qatar, Vinicius Jr reclamou, e muito, das pancadas que recebeu no decorrer do primeiro tempo. Jogando pela esquerda, o atacante acumulou faltas sofridas e chegou a bater boca com Fali Giménez.

Aos 28 minutos da etapa inicial, Vini Jr estourou com Fali após uma falta do atleta do Cádiz em Rodrygo na entrada da área. O camisa 20 partiu para cima do adversário assim que a arbitragem paralisou a partida, e colocou o dedo no rosto do zagueiro, instaurando a confusão. Vini e Fali receberam cartão amarelo.

Zagueiro artilheiro

Em jogo com mais confusão do que chances de gol, o zagueiro Éder Militão acalmou os ânimos com uma cabeçada certeira. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Toni Kroos cobrou escanteio e o goleiro Ledesma afastou de soco. Modric pegou o rebote pela esquerda, passou para Kroos que cruzou para a finalização certeira do defensor brasileiro.

Militão - Alvaro Medranda/NurPhoto via Getty Images - Alvaro Medranda/NurPhoto via Getty Images
Éder Militão, do Real Madrid, comemora gol contra o Cádiz pelo Campeonato Espanhol
Imagem: Alvaro Medranda/NurPhoto via Getty Images

Lá e cá

O segundo tempo seguiu truncado, especialmente entre Vini Jr e a defesa do Cádiz, mas contou com chances claras para ambas as equipes balançarem as redes. Aos sete minutos, Sobrino foi lançado por Lozano pela esquerda. Courtois foi para a dividida com o atacante e conseguiu espalmar a bola.

No lance seguinte, Vini Jr puxou contra-ataque pela esquerda, tocou para Valverde que tabelou com Lucas Vázquez e finalizou dentro da área. A bola desviou em Carcelén e saiu por cima do gol do Cádiz.

Que golaço!

O Real Madrid rondou a área do Cádiz no decorrer do segundo tempo, e ampliou o marcador no Bernabéu com uma pintura de Toni Kroos. Após cobrança de escanteio merengue, a bola sobrou para Vinicius Jr pela esquerda. O brasileiro tentou o toque para Kroos, mas a bola desviou na zaga do Cádiz. O alemão, porém, não desperdiçou e, de primeira, finalizou de fora da área no canto direito de Ledesma.

Kroos - Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images - Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images
Toni Kroos comemora seu gol com Alaba em jogo entre Real Madrid e Cádiz pelo Espanhol
Imagem: Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images

Inacreditável

Luka Modric teve a chance de marcar o terceiro do Real Madrid no jogo, mas mandou a bola para a linha de fundo e ficou lamentando com a cabeça enfiada no gramado. Aos 33 minutos do segundo tempo, Vini Jr partiu em velocidade pela esquerda, aplicou um drible da vaca e cruzou para a área. A poucos metros do gol, o croata colocou o pé da bola, mas não acertou a meta do Cádiz.

Lambança

Três minutos depois, Modric perdeu a bola no meio campo, que sobrou para Bongonda finalizar. Courtois tentou encaixar, mas deu rebote Negredo, que tentou, mas também parou no arqueiro. A bola sobrou para Lucas Pérez, que mandou no alto para diminuir.

Cádiz -  Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images -  Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images
Lucas Pérez, do Cádiz, comemora gol contra o Real Madrid pelo Brasileirão
Imagem: Silvestre Szpylma/Quality Sport Images/Getty Images

FICHA TÉCNICA

Real Madrid x Cádiz

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Espanhol
Local: Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha
Data e horário: 10 de novembro de 2022, às 17h30 (de Brasília)
Gols: Éder Militão (Real Madrid), aos 39 minutos do primeiro tempo, Toni Kroos (Real Madrid), aos 33 minutos do segundo tempo; Lucas Pérez (Cádiz), aos 36 do segundo tempo
Cartões amarelos: Éder Militão (Real Madrid); Vini Jr (Real Madrid); Fali Giménez (Cádiz); Alaba (Real Madrid); Sobrino (Cádiz); Alejo (Cádiz)

REAL MADRID: Courtois; Lucas Vázquez (Nacho), Militão, Alaba e Mendy; Tchouaméni, Modric (Camavinga) e Kroos; Valverde, Vinícius Júnior e Rodrygo (Ceballos)

CÁDIZ: Ledesma; Carcelén, Fali, Cala (José Mari) e Espino; Alcaraz (Ocampo), San Emeterio, Alejo (Bongonda) e Fernández; Sobrino (Negredo) e Lozano (Lucas Pérez)