Topo

Cartão Vermelho

Programa de Juca Kfouri e José Trajano no Canal UOL


OPINIÃO

Juca critica diretora do Flamengo: 'Não faz ideia do que é ser nordestino'

01/11/2022 22h04

O Flamengo conquistou o título da Libertadores em Guayaquil ao vencer o Athletico-PR e o presidente Rodolfo Landim posou com membros da direção do clube carioca fazendo alusão ao número 22, do presidente Jair Bolsonaro (PL), na eleição em que foi derrotado por Lula no domingo. Além disso, a esposa de Landim, Ângela Machado, que é diretoria de Responsabilidade Social do clube, fez uma publicação nas rede sociais com insinuação pejorativa aos nordestinos.

No Cartão Vermelho, ao lado de Casagrande e José Trajano, Juca Kfouri dá o cartão vermelho tanto para Rodolfo Landim, como para Ângela Machado, criticando a mistura do clube com as eleições presidenciais e a posição ofensiva ao povo de uma região que inclusive tem muitos torcedores do Flamengo.

"Era só para ele (Landim) até hoje, porque misturou o Flamengo desta maneira com a eleição, esse oportunista que escrevia pra mim querendo ficar meu amiguinho dizendo que tínhamos uma amiga em comum, a presidenta Dilma Rousseff. Um tipinho que dá nojo, asco. E vai também para a mulher dele, a dona Angela Machado", diz Juca.

"Ela quis dizer que a eleição foi ganha na parte do Brasil que trabalha e foi perdida, para ela, bolsonarista, no Nordeste, onde se passa férias. Ela não faz a menor ideia do que é ser nordestino, que já dizia Euclydes da Cunha, o sertanejo é antes de tudo um forte. Ela não faz ideia, esta xenófoba, fascistinha, nazistinha, que provavelmente vai tomar pela cara uma ação como aquela advogada que foi expulsa da OAB", completa.

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

Casagrande: Rivaldo falar em luto pela eleição me revolta

Outro que recebeu o cartão vermelho de Juca Kfouri foi Rivaldo, que fez uma publicação nas redes sociais dizendo estar de luto pela derrota de Bolsonaro para Lula. Casagrande lamenta que um atleta com a origem do ex-camisa 10 da seleção brasileira dê este tipo de declaração e lembra as famílias das pessoas que morreram pela covid-19 por falta de vacina.

"Me revolta porque esses caras saíram mesmo, como a grande maioria, da periferia, do Nordeste, jogo de futebol de rua. Eu também não sou de família rica. Eles quando conseguem resolver o problema da família, conseguem ir para a Europa, ganham dinheiro justamente pelo talento, não é injusto, é justo o dinheiro que eles ganham, eles esquecem a raiz. O Rivaldo falar uma coisa dessa é um total desconhecimento, afastamento e uma perda de raiz tão grande, um cara como o Rivaldo jamais poderia falar isso".

Casagrande levaria Gabigol para a Copa: 'É um cara que decide!'

Gabigol foi decisivo na conquista de mais uma Libertadores pelo Flamengo ao marcar o gol do título contra o Athletico-PR. Para Casagrande, ele deveria estar na lista de Tite para disputar a Copa do Mundo do Qatar pela seleção brasileira.

"Eu levo o Gabriel porque eu não vejo numero de gols, eu vejo o peso dos gols. O Gabriel faz gols em todas as decisões que o Flamengo ganha, foi artilheiro do Brasileiro três vezes seguidas, é o cara que mata jogo. O Gabriel é um cara que decide jogo".

Trajano ficou comovido com reconhecimento após eleição de Lula

José Trajano esteve na avenida Paulista depois da vitória de Lula na eleição presidencial e ficou emocionado com o reconhecimento que recebeu das pessoas no local.

"Eu confesso que já me emocionei várias vezes com multidão e fiquei muito impressionado até com o carinho que eu recebi. Eu já estava emocionado e com esse carinho todo comigo eu não aguentei, foi o dia mais emocionante da minha vida, a gente esperou tanto por isso e estamos aí felizes".

Casagrande: 'As fotos mais importantes da minha vida'

Casagrande também se emocionou com o reconhecimento que teve ao ir votar e pelas fotos que tirou com pessoas que o agradeciam pelo seu posicionamento e não pelo que ele fez como jogador de futebol ou como comentarista.

"As pessoas estão reconhecendo quem pôs a cara para bater. Eu fui votar logo cedo na PUC, muita gente me parou, pediu foto e nenhuma porque eu joguei no Corinthians, por eu ser comentarista de futebol, no domingo eu tirei fotos como cidadão brasileiro, ninguém pediu foto do Casagrande jogador, comentarista, foi do cidadão, foram as fotos mais importantes da minha vida, eu valorizo muito mais ser cidadão brasileiro do que ter sido jogador de futebol, isso me emocionou".

O Cartão Vermelho vai ao ar toda semana, com a análise dos destaques do futebol, cultura e política

Quando: Toda terça-feira, às 19h30

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: