Topo

Fluminense

Flu pode garantir Libertadores, e Cano tenta bater recorde 10 anos depois

Germán Cano, do Fluminense, comemora gol contra o Corinthians pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Germán Cano, do Fluminense, comemora gol contra o Corinthians pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2022 04h00

O Fluminense pode confirmar hoje (31) a vaga para a terceira Libertadores consecutiva. Para isso, precisa vencer o Ceará, às 20h (de Brasília), na Arena Castelão, em confronto pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os três pontos já garantem o Tricolor pelo menos nas fases iniciais do torneio.

Após o título do Flamengo na Libertadores 2022, o G8 já está confirmado no Brasileirão. Por isso, se vencer, o Fluminense já não pode mais ser alcançado pelo Fortaleza, atual nono colocado, que chegaria no máximo aos 60 pontos nas quatro partidas restantes.

O sonho, porém, é a vaga direta para a fase de grupos. Para isso, mais duas vitórias ou um triunfo e dois empates garantem totalmente o Flu entre os seis primeiros. Como o Flamengo venceu a Copa do Brasil e a Libertadores, mais duas vagas diretas abriram para os brasileiros.

Se somar mais cinco pontos, o Tricolor garante o objetivo da temporada. O Fluminense é o atual quarto colocado, com 58 pontos. Mesmo se vencer uma e empatar duas, o time das Laranjeiras chegaria aos 63 pontos e 18 vitórias. O Atlético-MG, em sétimo, chegaria aos mesmos 63 caso vencesse os últimos quatro jogos, mas somaria 17 vitórias.

Maior sequência seguida

A confirmação da ida à Libertadores fará o Fluminense igualar sua melhor sequência de anos consecutivos se classificando para a competição. Em 2011, 2012 e 2013, o Tricolor disputou a taça, mas caiu nas oitavas no primeiro ano e nas quartas nos dois seguintes.

O Flu voltou ao torneio continental após oito anos distante em 2021, quando chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil, do Equador. Neste ano, porém, a maior decepção. Como não foi direto para a fase de grupos, disputou as preliminares. Eliminou o Millonarios, da Colômbia, mas caiu para o Olimpia na terceira fase sendo derrotado nos pênaltis.

Cano perto de recorde

O grande nome da importante vitória do Fluminense sobre o Corinthians foi Germán Cano, que "fez o L" duas vezes e garantiu o 2 a 0 em Itaquera. Na primeira temporada pelo Tricolor, o argentino já coleciona marcas e pode bater um importante recorde se balançar a rede de novo.

Na Neo Química Arena, Cano chegou a 38 gols na temporada, ultrapassando Washington, que marcou 37 em 2008. Agora, o argentino está a um gol de igualar Magno Alves, com 39, como maior artilheiro tricolor do século.

Cano, vale lembrar, já entrou no top 10 geral dos maiores goleadores do clube no século XXI. Ele ultrapassou Marcos Junior, que marcou 37 vezes pelo Fluminense entre 2012 e 2018. Agora, aparece em décimo e está em busca de Rafael Sóbis, com 41 entre, 2011 e 2014. Fred lidera com 199 gols.

FICHA TÉCNICA:
CEARÁ x FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro - 35ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia e horário: 31 de outubro de 2022, segunda-feira, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/ SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Rafael Traci (SC)

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Marcos Victor, Messias e Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Guilherme Castilho (Richardson) e Vina; Lima, Erick e Jô. Técnico: Juca Antonello

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista (Cris Silva); André, Martinelli, Yago Felipe, Ganso; Jhon Arias, Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz

Fluminense