Topo

Funk de Pedro viraliza: falar pouco de Flamengo foi estratégia de autores

Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores - MAGA JR/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores Imagem: MAGA JR/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Bruno Braz e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/10/2022 04h00

"Quer um 9 bolado?
Alguém que só crave?
Põe Pedro no ataque".

Virou rotina: a cada gol marcado pelo camisa 21 do Flamengo, as redes sociais são inundadas com os versos de "Ai, Pedro", funk que embala a boa fase do atacante e animou até o vestiário da seleção brasileira. Os autores do hit, Leon, André Drummond, o Dezão, e Kelsen, do FutParódias, contam que tiveram dúvidas quanto ao momento do lançamento da música e celebram o crescimento do camisa 21 rubro-negro, que está aliado ao sucesso da canção.

Em entrevista ao UOL Esporte, eles apontam que uma das preocupações durante a composição era que o funk não ganhasse um tom muito clubista. Para isso, buscaram usar elementos nacionais, justamente para que pudesse ter entrada junto aos torcedores de diversos clubes.

A canção virou febre não apenas entre torcedores, mas no elenco do Fla e da seleção brasileira. Inclusive, em um tom bem-humorado, dá um recado a Tite: pede a convocação do jogador para a Copa do Mundo do Qatar, que será realizada neste ano.

A paródia foi feita baseada em "Ai, preto", de L7nnon e Biel do Furduncinho. A versão, publicada no canal do FutParódias no YouTube em julho deste ano, tem mais de 3,8 milhões de visualizações até aqui.

"Eu não diria que a boa fase do Pedro ajudou. Ela foi fundamental para o impulsionamento. A gente só fez a música por conta da boa fase dele e ele manter essa boa fase por um longo período ajudou, sem dúvida, no impulsionamento da música", disse Dezão.

Pedro integrou o grupo canarinho que disputou os amistosos com Gana e Tunísia, quando entrou e marcou um dos gols na goleada por 5 a 1. Antes da bola rolar, porém, Richarlison e Neymar já pareciam prever que o atacante balançaria a rede, e chegaram ao Parque dos Príncipes, em Paris, sob o novo hit do futebol brasileiro.

"Sempre escrevemos esperando sucesso. Com essa, foi um caso de combo música forte e tema forte, estávamos confiantes, mas acho que superou as nossas expectativas. O que a gente vê hoje, putz... A gente não imaginou nunca os caras da seleção entrando no estádio com o som tocando essa música. A gente fica muito feliz. Não tivemos um feedback dele ainda, mas esperamos que ele tenha gostado", aponta.

Dezão recorda que o grupo chegou a ter dúvida se o momento do lançamento era o mais propício, mas logo viram se tratar de uma versão que cairia facilmente nas graças da torcida. "A versão original, a 'Aí, preto', hypou, né? Alguém sugeriu de fazer [a paródia] com ela e outra pessoa falou 'vamos colocar algum jogador para encaixar' e automaticamente responderam 'Pedro'. Engraçado que, na época, lembro que o Kelsen questionou se não estava cedo, se não era melhor esperarmos um pouco mais... O Pedro estava em uma crescente, sabíamos que ele faria mais gol e estouraria mais. Dava para esperar, mas falei: 'Se não lançarmos agora, alguém vai lançar', porque é muito óbvia a comparação do 'preto' com 'Pedro', funk, Rio de Janeiro... Tudo combina", afirmou.

Apesar do sucesso com a camisa do Flamengo, o FutParódia revela que teve a preocupação de fazer uma letra sem tantas referências ao Flamengo, para que pudesse também se tornar uma música da torcida brasileira em geral:

"Decidimos lançar naquele momento. E uma coisa em que nos preocupamos foi em não deixar a música muito flamenguista, deixar mais genérico porque tínhamos essa impressão que o Pedro era querido não só pela torcida do Flamengo, mas por torcidas do Brasil todo. Tentamos dar essa cara de Brasil, e até levando essa questão do hexa, da seleção no meio da história para dar uma roupagem mais universal e menos clubista".

E se o atacante do clube da Gávea for para a Copa, os autores da paródia esperam que ele possa levar a "Ai, Pedro" na mala e o sucesso em campo tenha reflexos nas caixas de som.

"Estamos muito confiantes que ele vai para a Copa. Acho que é o pensamento do torcedor brasileiro de uma forma geral. E estamos ouvindo o pessoal falar que essa música pode virar quase que uma música da seleção, por mais que fale de apenas um jogador. Ela pegou de um jeito que é meio incontrolável. Às vezes, a gente não consegue planejar isso, de fazer uma música para a Copa, e essa música está estourada, pegajosa (risos), na cabeça da galera. Então, a gente espera que essa música embale ainda mais".

O que pensaram quando viram os jogadores da seleção cantando a música?

"A gente viu primeiro um tuíte falando que a música tinha estourado nos bastidores da seleção e de cara ficamos muito pilhados. Aí, eles [jogadores da seleção] chegam no estádio ouvindo o "Aí, Pedro". Foi sensacional. Quem estava com a caixa de som era o Pombo, o Richarlison, o que, para a gente, é mais sensacional ainda, porque ele está meio que disputando a vaga de centroavante. O Pombo, que é um cara incrível também, estava lá segurando a caixa de som com a música do Pedro. Olha que fo..! Pelo que entendemos, os jogadores da seleção estão todos curtindo a música e, para nós, é alegria e sucesso demais".

Algo especial preparado para a Copa?

"Há um material especial. Há duas semanas lançamos o que chamamos de "Operação Qatar", que é um acréscimo na frequência de publicações do nosso canal. Publicávamos duas paródias por semana, e estamos publicando três. Essa extra é sempre sobre algo de Copa do Mundo. Vamos lançando músicas temáticas, e durante a Copa também vamos manter esse ritmo acelerado"

Como é o processo de criação para uma paródia?

"Nos reunimos toda segunda e quinta-feira. O time de composição se reúne para definir o tema e a música que vamos trabalhar naquele dia. Nas terças e sextas-feiras são os dias que têm paródias fixas no canal. Fazemos uma varredura de tudo que rolou nos dias antecedentes e procuramos algum tema que podemos abordar. A gente define e partimos para o processo de escolha de música que encaixaria com aquele tema, enquanto outra pessoa começa a fazer uma busca sobre várias informações que diz respeito àquele tema.

Se for uma vitória grandiosa do Barcelona, com três gols do Lewandowski, por exemplo, abrimos uma planilha e colocamos várias informações referentes ao jogo, ao momento do Lewandowski no Barcelona, a memes que soltaram na internet, que isso tudo será muito útil para escrevermos a letra depois.

Enquanto essa planilha está sendo feita, estamos decidindo a música. A gente define a música e começa a escrever. Neste meio tempo, o editor já está preparando o thumbnail [versões reduzidas de imagens que facilitam o processo de busca] e selecionando os takes que vão ser usados no vídeo. Quando terminamos, o Leon grava, a gente ouve a música e, de repente, solicita algumas alterações. Passa ao editor, que vai terminando de construir o vídeo. Na manhã seguinte, terminanos o vídeo para ir ao ar"

Como é a escolha do tema e da música a ser parodiada?

"São dois caminhos possíveis. Ou pegamos um tema muito forte e procuramos a música que se encaixa, ou tem uma música que está tão "hypada" que criamos um tema para encaixar. Foi, por exemplo, o caso do "Up town road", que estava tão estourada que falamos: 'A gente precisa fazer uma música com ela'. Mas, geralmente, é ao contrário. É um tema forte e vamos atrás de uma música que se encaixe. É um processo que a gente demora muito porque é muito impactante no resultado final. A gente diz que o combo perfeito é quando temos uma música forte com um tema forte, e o "Ai, Pedro" se encaixa um pouco nesta situação"

Quantos participam do processo de criação?

"Hoje, as composições são feitas a seis mãos. Eu e o Leo somos os criadores do FutParódias, compomos juntos desde sempre. No início deste ano, trouxemos mais um compositor para o nosso time, que é o Kelsen, que é o criador do Bootfire [da paródia "Eu vi o Chay"], em que criavam paródias sobre o Botafogo. Tem sido legal trabalhar com mais uma pessoa criativa junto conosco"

Veja a leta completa:

"Quer um 9 bolado? (Preciso)
Faraó do Egito? (Que queixo!)
Alguém que só crave? (Eu quero)
Põe o Pedro no ataque (queixada)

Oh, Dorivaldiola fez o Pedro ter é bola
É bola na rede dos rival a toda hora
Tavam se queixando do ataque Rubro-Negro?

Agora sim (ai, Pedro)
Tá tranquilin (ai, Pedro)
Brabo tem nome (ai, Pedro)
Queixo de cone (ai, Pedro)

Ai, Papai dos Canário
Arrasta o Pedro lá pra Copa
Sabe que a 9 vai cair bem
Na carcaça do Pedroca (ainda)

Quer fazer francês e belga chorar no banheiro?

Chama o Pedrin (ai, Pedro)
Lá pra Canarinho (ai, Pedro)
Ahn, leva Pedrin (ai, Pedro)
Ó, broca sem fim (ai, Pedro)

9 do Hexa é o fera
Pedro é craque pra dedéu
Hahaha, vem

Você quer ver golaço? (Preciso)
Cabeçada igual tiro? (Desejo)
Pertinho da trave? (Eu quero)
Põe o Pedro no ataque (queixada)


Oh, pobre Lewandowski ganhou nem Carioca
Pedro é bem mais top e vai provar isso na Copa
Tite tá moscando, leva logo o Homem-Queixo

Agora sim (ai, Pedro)
Tá tranquilin (ai, Pedro)
Brabo tem nome (ai, Pedro)
Queixo de cone (ai, Pedro)

Ai, Papai dos Canário
Arrasta o Pedro lá pra Copa
Sabe que a 9 vai cair bem
Na carcaça do Pedroca (ainda)

Quer fazer francês e belga chorar no banheiro?

Chama o Pedrin (ai, Pedro)
Lá pra Canarinho (ai, Pedro)
Ahn, leva Pedrin (ai, Pedro)
Ó, broca sem fim (ai, Pedro)
"