Topo

Seleção aprimora 'superataque', com Neymar no meio e Militão de lateral

Neymar durante treino da seleção em Le Havre: ele vai jogar na função de camisa 10 - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar durante treino da seleção em Le Havre: ele vai jogar na função de camisa 10 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Le Havre (FRA)

21/09/2022 12h26

Classificação e Jogos

A seleção brasileira aprimorou sua formação ofensiva no terceiro dia de treinamentos em Le Havre, na França, onde enfrenta Gana em amistoso às 15h30 (de Brasília) desta sexta-feira (23).

Assim como fez na atividade de ontem, Tite escalou o time titular com Éder Militão na lateral direita e Casemiro como único volante, com Lucas Paquetá mais recuado e Neymar por trás de um trio de atacantes formado por Raphinha, Richarlison e Vini Jr.

A escalação completa é a seguinte: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro e Lucas Paquetá; Neymar; Raphinha, Vini Jr e Richarlison.

O treinamento tático desta quarta-feira mostrou que a ideia do treinador com a nova formação é ter uma intensa presença ofensiva. Uma das jogadas mais repetidas por Tite consistia em abrir o jogo pelas pontas, buscar Richarlison como referência e tentar passes para Neymar e Paquetá. Assim, o time chegava a ficar com cinco atacantes em alguns momentos da atividade.

Outra variação tática testada por Tite foi na saída de bola: Militão se juntava a Marquinhos e Thiago Silva para fazer uma linha de três jogadores e dar mais opções de passe. Nesta configuração, Alex Telles, o lateral-esquerdo, se desloca para o meio-campo para ajudar Casemiro no setor.

Nesta quarta, a atividade aconteceu no Stade Océane, palco da partida de sexta-feira contra Gana. Foi a primeira vez que os 26 convocados participaram de todo o treino. Na terça, Pedro e Éverton Ribeiro, jogadores do Flamengo que tinham acabado de voltar de viagem do Brasil, fizeram somente um trabalho regenerativo.

Os amistosos contra Gana e Tunísia são os últimos compromissos da seleção antes da estreia na Copa do Mundo, dia 24 de novembro, contra a Sérvia. Nesta reta final de preparação, a comissão técnica faz testes para definir as últimas vagas em disputa: um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um zagueiro, um meia e pelo menos um atacante.

Bruno Guimarães vira preocupação

O volante Bruno Guimarães queixou-se de dores após o treino de ontem. Nesta quarta-feira, ele realizou exames que diagnosticaram um edema muscular na coxa esquerda e se tornou dúvida para os amistosos de setembro. O meio-campista do Newcastle segue em tratamento e observação.