Topo

Alex Sandro é cortado e Tite chama Renan Lodi para a seleção

Renan Lodi durante jogo da seleção brasileira contra a Colômbia - MB Media/Getty Images
Renan Lodi durante jogo da seleção brasileira contra a Colômbia Imagem: MB Media/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2022 18h53

O lateral-esquerdo Renan Lodi, do Nottingham Forest, foi convocado hoje (14) para a seleção brasileira. Ele foi chamado para substituir Alex Sandro, da Juventus, cortado da lista para os jogos contra Gana e Tunísia por conta de uma lesão muscular na perna esquerda.

O Brasil enfrenta Gana, em Le Havre no dia 23 de setembro, e a Tunísia, em Paris, no dia 27. A outra opção para a lateral esquerda nos próximos jogos é Alex Telles. O grupo se apresenta na França a partir de segunda-feira (19) para os dois últimos amistosos da seleção antes da Copa do Mundo.

O retorno de Lodi à seleção se dá após um ressentimento da comissão técnica com ele. Em janeiro, Tite disse que o lateral tinha perdido chance de ser chamado porque não tinha tomado a segunda dose da vacina contra Covid-19. Agora, ganha nova chance às vésperas do Mundial — a lista final será divulgada por Tite em 7 de novembro.

O lateral, no entanto, fez um movimento na janela de transferências mais recente que deu um recado nítido de que não queria deixar de lado o objetivo de ir à Copa do Mundo. A transferência do Atlético de Madrid para o Nottingham Forest foi nesse sentido, conforme citou o técnico do time espanhol, Diego Simeone.

Com o Renan Lodi, essa é a primeira vez que um jogador do Nottingham Forest é convocado pra seleção brasileira na história. Nesse ciclo para Copa do Mundo do Qatar, são 53 clubes de 11 países diferentes. Lodi não aparecia em uma convocação da seleção desde a data Fifa de novembro de 2021. Ele ficou no banco contra Colômbia e Argentina.

O chamado de Renan Lodi traz um ponto tático relevante para Tite trabalhar. Ele não é um lateral "construtor", que costuma cair pelo meio e ajudar na articulação das jogadas e cumpre importante papel defensivo. Lodi tem característica mais aguda, atacando bastante e abrindo o jogo pela ponta. Só que isso pode fazê-lo se chocar com Vini Jr em um dos principais desenhos táticos da seleção. Se Vini não jogar e Tite escalar Paquetá pelo lado, o movimento do meia já será mais natural rumo ao centro do campo e o corredor ficará aberto para Lodi avançar.