Topo

OPINIÃO

Colunistas: Fernandinho voltará ao Brasil. Quem deve apostar no volante?

Fernandinho está de saída do Manchester City e voltará ao Brasil - REUTERS/Paul Ellis
Fernandinho está de saída do Manchester City e voltará ao Brasil Imagem: REUTERS/Paul Ellis

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

12/04/2022 11h26

O meio-campista Fernandinho, de 36 anos, anunciou em coletiva de imprensa que deixará o Manchester City ao final desta temporada e que irá retornar ao futebol brasileiro.

Desde 2013 no City, Fernandinho atuou em 373 partidas e venceu diversos títulos: quatro Campeonatos Inglês, seis Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra. Experiente, disputou duas Copas do Mundo pela seleção brasileira, em 2014 e 2018.

E aí, será que ele cabe no seu time? Quem deveria apostar no volante? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

Fernandinho tem técnica, bagagem e condições para jogar em qualquer clube do Brasil. A questão é quem precisa tanto de um volante como ele para justificar o investimento de um salário (quase) europeu em um jogador na fase descendente da carreira.
ALICIA KLEIN

Quem tiver carência de um volante técnico e experiente e orçamento para encaixar um alto salário na folha de pagamentos.
ANDRÉ ROCHA

Fernandinho pode agregar a qualquer equipe, mas precisará reduzir muito a sua pedida salarial para entrar nos padrões do Brasil. Acho que é uma boa aposta para qualquer equipe desde que o time tenha saúde financeira para isso.
DANILO LAVIERI

Bola ele tem para qualquer time brasileiro. O problema está em saber que clube brasileira tem bala para ele.
JUCA KFOURI

Fernandinho cabe em absolutamente qualquer time do Brasil, inclusive os favoritões a tudo. Tem pinta de que vai parar no Athletico, para encerrar a carreira por lá. Mas caberia bem, por jogo e, especialmente, liderança, nos "maiores". Basta ver o impacto que alguns veteranos, como Hulk, trouxeram.
JULIO GOMES

Tem qualidade técnica para jogar em todos os times do Brasil. Precisa haver uma redução salarial, caso contrário, apenas Palmeiras, Flamengo e Galo podem bancar.
MENON

É comum os clubes repatriarem jogadores. O Corinthians, recentemente, fez isso com vários, casos de Renato Augusto, Paulinho e Willian. Pensando nessa linha, quem sabe o Athletico Paranaense, clube pelo qual o Fernandinho foi revelado, possa ser uma boa opção. A equipe paranaense, pelo que não mostrou contra o São Paulo, parece carente de um jogador experiente em seu meio-campo. Tem a questão financeira, e outros clubes devem ter mais condições para trazê-lo neste momento.
MILTON NEVES

Vejo o Santos como quem mais deveria brigar por Fernandinho. Entre os grandes, é no Peixe que ele mais conseguiria elevar o nível técnico do time. Resta saber se existe dinheiro na Vila Belmiro para isso.
PERRONE

É o tipo de jogador que serve para qualquer clube brasileiro. Tem liderança, experiência, inteligência tática e capacidade técnica. Vai custar caro, o que limita as opções a poucos clubes brasileiros (nada muito além de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians e São Paulo, com o Athletico-PR competindo por ser seu time de formação).
RAFAEL REIS

Tirando o Corinthians, que já conta com muitos jogadores experientes, acho que ele tem lugar em qualquer outro time daqui.
RODOLFO RODRIGUES

Algum clube que tenha dinheiro e precise de um volante de boa saída de bola, além do posicionamento correto em campo. Fisicamente caiu bastante nas últimas duas temporadas, mas no nível do futebol sul-americana ainda rende bem.
RODRIGO COUTINHO

Fernandinho é inferior a Fabinho e Casemiro e não tem idade e bola para fazer a função de 5 em uma terceira Copa, mas, no futebol brasileiro, joga em qualquer time que tenha bala para contratá-lo.
VITOR GUEDES