Topo

Carioca - 2022

Matheus Nascimento brilha, Botafogo vence Nova Iguaçu e volta à liderança

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/02/2022 22h02

O Botafogo teve atuação apagada, mas Matheus Nascimento, de 17 anos, brilhou e garantiu o triunfo sobre o Nova Iguaçu por 2 a 0, na noite de hoje (7), no Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O placar foi construído com gols do atacante, que marcou um deles de letra.

Com o resultado, o Alvinegro chegou a dez pontos e voltou à liderança da tabela —o Vasco tem a mesma quantia, mas com saldo de gols inferior. Já o clube da Baixada Fluminense permanece com apenas um ponto, ocupando a lanterna.

Na próxima rodada, o Glorioso encara o Fluminense, na quinta-feira, no Nilton Santos, enquanto o Nova Iguaçu, no mesmo dia, recebe o Boavista.

O time de General Severiano não teve um bom desempenho, e o Nova Iguaçu foi até melhor no primeiro tempo. Após substituições na etapa final, a equipe alvinegra melhorou e venceu com dois gols de Matheus Nascimento, que desencantou na temporada.

Quem foi bem - Matheus Nascimento

Em jogo em que o time teve atuação apagada, Matheus Nascimento se destacou. Além de colocar a bola na rede duas vezes, sendo um com uma letra, se movimentou bastante e buscou dar um dinamismo maior ao setor ofensivo. Foram os dois primeiros gols em 2022.

Quem foi mal - Ronald

O atacante botafoguense participou de um lance que poderia terminar em gol, não fosse o erro de arbitragem, mas não esteve em uma boa noite. Apesar das tentativas, não conseguiu dar continuidade a algumas jogadas.

Raí titular

Um dos destaques da vitória sobre o Madureira, o jovem Raí, de 19 anos, foi titular no time profissional pela primeira hoje (7), contra o Nova Iguaçu. Ele formou meio de campo com Fabinho e Breno.

Cria do Botafogo, Raí foi promovido recentemente, após fazer uma boa Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Desempenho do Botafogo

O Botafogo teve uma atuação aquém da esperada. O time errou passes, o meio de campo não conseguiu funcionar e a solução acabou sendo a ligação direta entre os setores, o que não surtiu efeito. Ao mesmo tempo, a defesa dava espaços ao adversário. Matheus Nascimento e Ronald buscaram o jogo, mas não houve sucesso no setor ofensivo na troca de passes.

A cara do time mudou após as substituições, e o Botafogo conseguiu construir boas oportunidades, chegando ao resultado positivo.

Desempenho do Nova Iguaçu

O técnico Carlos Vitor mandou a campo um time no 4-4-2, conseguindo aplicar uma boa marcação no meio e ter mais posse de bola no primeiro tempo. O time, porém, não conseguia ser efetivo nas jogadas, e Gatito não teve muito trabalho. Após o primeiro gol do Botafogo, a equipe tentou buscar o empate e acabou dando espaços, e os comandados de Enderson Moreira aproveitaram.

Cronologia do jogo

O jogo começou com os dois times errando passes e ainda tentando se achar em campo para conseguir construir as oportunidades. O Bota só conseguiu construir seu resultado positivo a partir dos 17 minutos do segundo tempo.

Botafogo reclama de erro de arbitragem

Logo aos nove minutos, Ronald girou e avançou sozinho rumo ao gol. A arbitragem, porém, apontou impedimento do atacante, que estava em posição regular. Nas redes oficiais do Alvinegro, houve reclamação.

Nova Iguaçu com mais posse

Em certo momento do primeiro tempo, os visitantes tinham mais posse de bola e uma maior presença no campo ofensivo. O Botafogo, por sua vez, demonstrava dificuldades na ligação entre os setores e pouca criatividade para a construção das jogadas.

Com o meio inofensivo, a equipe de Enderson Moreira passou a explorar muito a ligação direta.

Mesmo cenário

No retorno do intervalo, o cenário do duelo não mostrou uma alteração brusca. O Botafogo se mostrava espaçado em campo e errando passes, enquanto o Nova Iguaçu arriscava mais.

Gol da joia

Enderson Moreira colocou Erison e Luiz Fernando em campo, e mudou a formação do Alvinegro. Pouco depois, Matheus Nascimento desencantou na temporada. Após receber de Jonathan Silva, ele girou e bateu forte para abrir o placar.

Após o gol, o Nova Iguaçu foi para cima na busca do empate e deixou mais espaços ao adversário. Em uma das investidas do Botafogo, Luiz Fernando avançou sem marcação, mas a defesa fez um corte providencial. Pouco depois, Digão assustou Gatito em cobrança de falta.

Golaço

O Glorioso construiu uma boa vantagem no placar com um golaço de Matheus Nascimento. Após cruzamento rasteiro de Daniel Borges, o atacante completou de letra e mandou para a rede.

No travessão

Nos minutos finais, a defesa do Botafogo parou, mas Yan correu e, com ela quase fora, mandou para a área. A bola subiu e bateu no travessão. Pouco depois, Dedé teve chance, mas mandou para fora.

John Textor de olho

Investidor da SAF Botafogo, com 90% das ações, o empresário John Textor publicou uma foto acompanhando o duelo entre Botafogo e Nova Iguaçu, diretamente dos Estados Unidos. O departamento de futebol, inclusive, está em fase de transição para a SAF.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 NOVA IGUAÇU

Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 7 de fevereiro de 2022, segunda-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
Cartões amarelos: Jonathan Silva, Daniel Borges, Matheus Nascimento, Luiz Fernando (BOT); Luis Henrique, Rafinha, Gilberto, Rodrigo Andrade (NIG)
Cartões vermelhos:
Gol: Matheus Nascimento, do Botafogo, aos 17'/2ºT Matheus Nascimento, do Botafogo, aos 32'/2ºT

Botafogo: Gatito Fernández, Daniel Borges, Kanu, Mezenga e Jonathan Silva (Hugo); Fabinho (Erison), Breno (Barreto) e Raí; Diego Gonçalves. Ronald (Luiz Fernando) e Matheus Nascimento (Kayque). Técnico: Enderson Moreira

Nova Iguaçu: Luis Henrique, Gabriel Pinheiro, Léo (Digão), Gilberto e Rafinha; Vinícius Matheus, Vandinho (Rodrigo Andrade), Dieguinho (Abuda) e Andrey (Yan); Luã Lúcio (Dedé) e Samuel Granada. Técnico: Carlos Vitor