Topo

Inglês - 2021/2022

City vira sobre o Arsenal nos acréscimos e vence a 11ª seguida no Inglês

City insistiu contra um Arsenal com dez e foi premiado com o gol de Rodri nos acréscimos - REUTERS/Ian Walton
City insistiu contra um Arsenal com dez e foi premiado com o gol de Rodri nos acréscimos Imagem: REUTERS/Ian Walton

Do UOL, em São Paulo

01/01/2022 11h31

O Manchester City até sofreu no primeiro tempo no Emirates Stadium na manhã de hoje (1º), mas aproveitou "apagão" do Arsenal na etapa final e conseguiu vencer por 2 a 1, de virada, com gol derradeiro já nos acréscimos. Saka abriu o placar, mas Mahrez empatou e Rodri virou uma partida bem dinâmica que mudou completamente com a expulsão do brasileiro Gabriel Magalhães.

O primeiro jogo do Campeonato Inglês em 2022 terminou na 11ª vitória consecutiva do City no Campeonato Inglês. O time de Guardiola chega a 50 pontos, abre oito do vice-líder Chelsea e vira o ano com pinta de imparável, já o Arsenal sai mordido da partida, irritado com a arbitragem e amargando a décima derrota seguida para o adversário na Premier League —com 35 pontos, ocupa o quarto lugar.

Como foi o jogo

O Arsenal superou a pressão inicial do City, abriu o placar com Saka aos 31 minutos e fez ótimo primeiro tempo, considerando suas limitações. A maré começou a virar no início da etapa final, depois que Xhaka derrubou Bernardo Silva na área e inaugurou uma sequência de lances ruins para o time londrino.

Mahrez converteu o pênalti e empatou o jogo aos 11 minutos. Em seguida, Laporte errou um cabeceio para trás, encobriu Ederson e só não fez gol contra porque Ake salvou o vacilo em cima da linha -Gabriel Martinelli perdeu chance incrível no rebote.

Rapidamente, aliás, o jogou virou um show de "Gabrieis": o zagueiro Gabriel deu tranco em Gabriel Jesus, recebeu o cartão amarelo -o segundo em quatro minutos- e acabou expulso. De uma hora para outra, o Arsenal perdeu a vantagem no placar, desperdiçou um gol feito e ficou com um a menos em campo.

A partir daí o City passou a dominar a partida com o estilo que mais gosta, alta posse de bola e com o adversário recuado, mas sem conseguir finalizar com perigo. O Arsenal se reorganizou e conseguiu armar uma ou outra saída em contra-ataque, mas não conseguiu segurar o empate. Já aos 47 minutos, Rodri aproveitou sobra de bola, mandou para dentro e garantiu a vitória citizen em Londres.

Jogada entre Gabriel Magalhães e Gabriel Jesus mudou o jogo no início do segundo tempo - Reuters/John Sibley - Reuters/John Sibley
Jogada entre Gabriel Magalhães e Gabriel Jesus mudou o jogo no início do segundo tempo
Imagem: Reuters/John Sibley