Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Alicia Klein: ‘Quanto mais o Palmeiras dever à Crefisa, maior o conflito’

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/12/2021 04h00

De olho em abater a dívida com a Crefisa, o Palmeiras vai destinar todo o bônus que a patrocinadora prometeu pelo título da Libertadores para diminuir os valores devidos com a própria marca.

Na Live do Palmeiras, transmitida pelo UOL Esporte na última segunda-feira (27), os jornalistas Alicia Klein e Diego Iwata analisaram a decisão da diretoria.

"Tem duas maneiras vermos essa questão: eu devo dinheiro para uma pessoa e ela, por alguma razão compra o meu carro. Ele custa cinco mil e eu devo cinquenta mil para ela. Qual o motivo dela me pagar esse dinheiro se pode abater da dívida que eu tenho com ela? Essa é a visão amadora da coisa", começou dizendo Diego Iwata.

"Agora vamos lá, o que uma empresa tem que levar em consideração? O fluxo de caixa. Há dívidas que são mais ou menos caras para um clube. O tempo de vencimento dela, os juros que vão cair tem que ser levado em consideração. Se a Crefisa é credora e tem que repassar esse dinheiro para o Palmeiras, o que vai definir se isso está certo é o fluxo de caixa. Se ele permite isso, que o Palmeiras abra mão desses 12 milhões, não existe problema", completou o repórter.

Logo depois, Diego Iwata mandou um recado aos torcedores palmeirenses em relação à presidente Leila Pereira.

"Esqueçam que a Leila Pereira é presidente do Palmeiras. Esqueçam a Tia Leila. Não é melhor você sempre pagar a dívida com quem você está devendo? Eu acho que essa dívida com a Crefisa que o Palmeiras tem, você diminuindo ela, diminui a questão dos conflitos de interesses. O que estamos vendo aí é um mini conflito de interesse", afirmou.

"O que levanta o questionamento é justamente esse conflito de interesse. Esse conflito diminui, teoricamente, juntamente com a dívida. Quanto mais o Palmeiras for dependente da Crefisa, quanto mais o clube dever, maior será o conflito de interesse. Estamos vendo todo esse debate em relação à SAF, a Leila já deixou muito claro que não tem a intenção de que o Palmeiras se torne um empresa, mas vai sempre existir essa dúvida sobre quem ela tem mais interesse em beneficiar. É uma questão muito menos matemática e muito mais política e ética pelo fato dela ter os dois chapéus", disse Alicia Klein.

Por fim, a comentarista fez um balanço do começo de gestão de Leila Pereira.

"Ela começou bem a gestão, fez os discursos certos falando sobre maior abertura para torcida e esperamos que isso se repita dentro do estádio inclusive, com políticas de ingressos melhores do que nas gestões anteriores. Foram muitos títulos com portões fechados e quando o torcedor pôde voltar os ingressos estavam muito caros", fechou a comentarista.

A próxima edição da Live do Palmeiras será na terça-feira (4). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Palmeiras