Topo

OPINIÃO

Hazan: 'Rafinha se encaixa bem ao perfil de negócio buscado pelo São Paulo'

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 04h00

A contratação de Rafinha se tornou um exemplo do que deve pautar o comportamento do São Paulo no mercado bola. Em situação financeira delicada, o clube observa jogadores em fim de contrato para reforçar o elenco. Foi o caso do lateral-direito, que deixou o Grêmio após uma temporada irregular. O jogador, de 36 anos, chega ao Morumbi com a missão de, enfim, preencher uma lacuna na equipe.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Bruno Grossi avaliaram a contratação de Rafinha. Ambos aprovaram a chegada do lateral-direito.

"O São Paulo acertou a contratação dele e, ao mesmo tempo, conversa com o Grêmio sobre um possível empréstimo de Orejuela. São coisas interligadas, obviamente. O Daniel Alves saiu e o Igor Vinícius não é o jogador que o São Paulo confia para ser titular absoluto da posição. O Rafinha tinha o contrato terminando no Grêmio e se encaixa perfeitamente no perfil do modelo de negócio buscado", destacou Hazan.

Grossi lembrou que o interesse do Tricolor pelo lateral-direito é antigo. "Foram várias as tentativas do São Paulo de contratar o Rafinha. A última foi em 2019, quando acabaram vindo Daniel Alves e Juanfran. Raí e Lugano foram para a Europa tentar reforçar o elenco e o Rafinha foi um dos jogadores com quem eles conversaram. Eles também falaram com Filipe Luis, mas os dois foram para o Flamengo. Em 2017/18, o Dorival Júnior tinha usado o Militão improvisado como lateral e pediu a contratação dele", explicou.

Apesar da possível desconfiança por Rafinha ter feito parte do elenco do Grêmio rebaixado para a Série B, Grossi acredita que o jogador demonstrou qualidade. "O São Paulo tentou o Rafinha duas ou três vezes nos últimos anos até dar certo essa contratação. Ele teve bons números no Brasileiro pelo Grêmio, apesar da campanha péssima do time. O Rafinha foi bem justamente na reta final, quando houve um respiro, e fez bons jogos", avaliou.

Para Hazan, o lateral é um bom nome para o São Paulo. "Rafinha foi o primeiro reforço anunciado pelo São Paulo. Assinou contrato por um ano, renovável por mais um de acordo com metas esportivas. Ou seja, se ele atingir um certo número de performances estipuladas no contrato. Ele é um reforço para um setor que tem sido complicado não só para o São Paulo, mas para o futebol brasileiro de uma maneira geral", apontou.

Grossi também considera que Rafinha pode dar mais estabilidade a um setor problemático no São Paulo nos últimos anos. "Acho interessante, mas é muito doido pensar que o São Paulo estava com o Daniel Alves, desfez-se dele da forma como foi e agora contrata o Rafinha, que tem várias coisas em comum com o Daniel, inclusive a personalidade. Fingindo que não ocorreu toda essa movimentação, que não gastou com Orejuela e agora vai ter que emprestá-lo, acho um nome legal. É uma oportunidade boa de mercado dentro do que tem disponível por aí", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na terça-feira (28), às 14h (de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.