Topo

São Paulo

OPINIÃO

Colunistas opinam: Rafinha é um bom reforço para o São Paulo?

Rafinha teve uma temporada irregular com a camisa do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Rafinha teve uma temporada irregular com a camisa do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

21/12/2021 11h44

O São Paulo anunciou na noite de ontem (20) a contratação do experiente Rafinha, de 36 anos. O lateral direito assinou contrato de uma temporada —com opção de renovar por mais um ano caso atinja algumas metas—e chega ao Morumbi após uma temporada irregular pelo Grêmio.

E aí? Rafinha é um bom reforço para o São Paulo? Os colunistas do UOL Esporte deram suas opiniões. Confira:

Sim, principalmente pela carência no elenco. Mas precisa de um time minimamente organizado para render e não se desestabilizar emocionalmente.
ANDRÉ ROCHA

Em relação ao aspecto esportivo, sem dúvida que a contratação é boa. Chega e já é titular. A questão são-paulina é equacionar as contas. É o segundo ano de gestão Julio Casares e, pela segunda vez (foi assim antes do Paulista-21), que se contrata e reformula elenco como se não houvesse boletos a vencer amanhã... É para pensar: a partir de janeiro, o São Paulo terá de pagar Daniel Alves para jogar no Barcelona, e terá de pagar Rafinha para jogar o Paulista.
MARÍLIA RUIZ

É uma boa contratação. Chega pra ser titular. E tem personalidade, o que falta no elenco. Quanto à questão financeira, acho válido. Clube grande que está mal precisa de reforços para arrecadar mais.
MENON

Não achei uma boa. Jogador veterano, badalado e que não resolverá o grande problema do São Paulo, que está no ataque. E o Tricolor pagará pelo Rafinha do Flamengo, mas receberá o lateral que pouco fez para salvar o Grêmio do rebaixamento em 2021. Aliás, difícil entender a obsessão são-paulina com os jogadores do Tricolor gaúcho. O Clube da Fé quer ter o mesmo destino do Imortal?
MILTON NEVES

Sim. Ainda que já não jogue no nível de 2019 no Flamengo, ainda é acima da média do que temos por aqui. Bom reforço.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, boa contratação. Desde a saída de Daniel Alves o São Paulo ficou carente de um bom jogador nessa posição. Orejuela e Igor Vinícius mostraram isso.
RODOLFO RODRIGUES

Se repetir o desempenho de 2021 no Grêmio não é um bom reforço. Mesmo melhorando na reta final do Brasileirão, esteve muito abaixo de um custo-benefício aceitável. Se recuperar o seu futebol, se transforma em um dos principais jogadores do elenco. Acho válida a contratação pelo nível dos laterais-direitos do São Paulo.
RODRIGO COUTINHO

A premissa da contratação de Rafinha é um equívoco: investir em jogador caro quando o clube já está no vermelho em 2021. É o que o São Paulo tem feito nos últimos anos e com péssimos resultados. Dito isso, Rafinha ainda tem o que entregar em campo. Seu final de ano no Grêmio foi melhor do que o início. Mas é uma peça que acrescenta em um bom time, não pode ser o ponto central.
RODRIGO MATTOS

São Paulo