Topo

Palmeiras

Palmeiras: Pedido de Leila aumenta em 385% o ritmo de associações do Avanti

Leila Pereira concede primeira entrevista coletiva como presidente do Palmeiras - Reprodução/YouTube
Leila Pereira concede primeira entrevista coletiva como presidente do Palmeiras Imagem: Reprodução/YouTube

Diego Iwata Lima

De São Paulo

17/12/2021 04h00

Leila Pereira recebeu várias transferências via Pix após ter seu CPF divulgado durante a cerimônia de posse como presidente do Palmeiras, na quarta-feira (16). Na quinta, em sua primeira entrevista coletiva no cargo, ela pediu que os palmeirenses se associassem ao Avanti, programa de sócio-torcedor, em vez de mandar dinheiro a ela —além de desafiar a torcida a dobrar o número atual de sócios. E teve resultado imediato.

De acordo com cálculos da gestão do programa, houve um pico de 607 associações ativadas depois do pedido da presidente: 456 novos sócios e 151 reativações de sócios que estavam inadimplentes e voltaram a pagar. O montante se refere aos números aferidos entre as 12h e as 18h da quinta-feira (16).

De acordo com a direção do Avanti, o ritmo diário de associações neste mês de dezembro vinha sendo de 125 por dia. O incremento, portanto, representa 385% de aumento em relação ao número médio de crescimento —e o cálculo nem contempla as reativações.

"Eu vou cuidar pessoalmente de uma campanha para incentivar e incrementar o Avanti", disse Leila, em rápido contato com o UOL Esporte, na Academia de Futebol. O Palmeiras tinha 42.485 sócios quando essa reportagem foi redigida. Na coletiva, Leila lançou o desafio de dobrar esse número.

Números ainda estão longe do pico de 2015

Com o número atual, o Palmeiras supera o patamar que registrou ao fim de 2020, quando teve média de 37,7 mil sócios. A pandemia e o consequente fechamento do estádio castigaram bastante as cifras do programa.

Do fim de 2019 para o fim de 2020, o Avanti perdeu cerca de 20,3 mil membros. Ao longo de sua existência, desde 2009, o programa teve grandes oscilações. O melhor ano do Avanti foi 2015, quando o programa encerrou dezembro com média de 81,5 mil sócios, embalados pela chegada do time à final da Copa do Brasil.

Desde então, o programa vem terminando cada ano com menos membros. Nem mesmo as temporadas em que o Palmeiras foi campeão brasileiro levaram o Avanti a se aproximar da base de 2015.

Em 2016, fechou com média de 76,3 mil. Em 2018, a média anual final apontou 71,8 mil. O Avanti é visto como um importante pilar da gestão Leila Pereira, que não à toa o citou já em seu segundo dia de mandato diante de toda a imprensa.

Palmeiras