Topo

Inglês - 2021/2022

Liverpool vira contra o Newcastle e mantém caça ao líder City no Inglês

Jogadores do Liverpool comemoram gol contra o Newcastle United, pelo Campeonato Inglês - REUTERS
Jogadores do Liverpool comemoram gol contra o Newcastle United, pelo Campeonato Inglês Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 18h53

O Liverpool segue na caça ao líder Manchester City no Campeonato Inglês. Na tarde de hoje, o time comandado por Jurgen Klopp venceu o Newcastle por 3 a 1, em Anfield, e está apenas um ponto atrás do primeiro colocado. O jogo foi válido pela 17ª rodada da competição.

A vitória — a de número 2.000 do Liverpool na história do Campeonato Inglês — veio de virada. Shelvey abriu o placar para o Newcastle logo no começo, mas Diogo Jota, Salah e Alexander-Arnold garantiram o triunfo dos Reds.

Com o resultado, o Liverpool se mantém na segunda colocação do Inglês, com 40 pontos — o líder Manchester City tem 41, mas com um jogo a mais. O Newcastle, na luta contra o rebaixamento, é o 19º, com dez pontos.

O Liverpool volta a campo no próximo domingo (19), quando enfrenta o Tottenham, em Londres. No mesmo dia, o Newcastle recebe o Manchester City.

Newcastle surpreende e sai na frente

O jogo começou com uma surpresa em Anfield. O volante Shelvey, ex-Liverpool, arriscou chute de fora da área e superou o goleiro Alisson para colocar o Newcastle em vantagem com apenas seis minutos.

Foi um início inesperado, mas que não mudou a postura do Liverpool. O time da casa se mandou para o ataque e pressionou até conseguir reverter o placar.

Liverpool vira com 'presente' de ex

liverpool - AFP - AFP
Mohamed Salah marca o segundo gol do Liverpool contra o Newcastle United, pelo Campeonato Inglês
Imagem: AFP

A desvantagem do Liverpool durou pouco. Após pressão e bola na trave, o time de Klopp chegou ao empate aos 20 minutos, com Diogo Jota. O português aproveitou cruzamento da direita, cabeceou para a defesa de Dubravka e aproveitou o rebote para mandar para a rede. O lance gerou muita reclamação do Newcastle porque o zagueiro Lascelles estava caído na área desde a origem da jogada após choque com um companheiro.

A virada veio ainda no primeiro tempo, aos 24 minutos. Shelvey, que havia marcado para o Newcastle, errou passe no campo de defesa e acabou dando um presente nos pés de Mané. O senegalês finalizou em cima de Dubravka, mas Salah apareceu livre para completar no rebote.

Já aos 41 minutos do segundo tempo, Alexander-Arnold sacramentou a vitória com um golaço ao acertar um belo chute de fora da área.

Investidor preocupado?

Amanda Staveley, que recentemente assumiu o comando do Newcastle em sociedade com um grupo saudita, assistiu à partida em Anfield ao lado do marido Mehrdad Ghodoussi. E o que ela viu por lá não foi nada bom. A equipe, que vive a expectativa de alto investimento financeiro nos próximos meses, perdeu e segue em situação complicada contra o rebaixamento.

newcaslte - REUTERS - REUTERS
Amanda Staveley, empresária que comanda o Newcastle, ao lado do marido Mehrdad Ghodoussi
Imagem: REUTERS

O Newcastle venceu apenas um jogo em 17 rodadas na Premier League e é o penúltimo colocado. E o caminho para uma possível recuperação será árduo. Após o Liverpool, os próximos jogos da equipe serão contra Manchester City e Manchester United.

2 mil vezes Liverpool

O resultado desta quinta-feira é histórico para o Liverpool. O time de Anfield se tornou o primeiro a alcançar a marca de duas mil vitórias em toda história da primeira divisão do Campeonato Inglês. O segundo colocado da lista é o Arsenal, com 1.927 triunfos.