Topo

Douglas Costa: Qatar e MLS são alternativas para deixar o Grêmio

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/12/2021 04h00

O primeiro problema do Grêmio para 2022 vai começar a ser tratado a partir de hoje (13). O futuro de Douglas Costa é um capítulo à parte nas medidas do clube gaúcho após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, seja pela parte financeira ou pelo ambiente na reta final da temporada. Segundo apurou o UOL Esporte, a saída do meia-atacante é considerada "muito provável" e deve ocorrer a partir de negociação com outro clube. Dois destinos surgem como os mais prováveis: Qatar e Estados Unidos.

A permanência no Brasil, em negociação com outro clube, se encaixaria em um plano para ter chance de disputar a Copa do Mundo do Qatar, no próximo ano. Mas ainda assim, não é vista como tendência, no momento.

O entendimento nos bastidores, seja pelo lado do jogador ou do Grêmio, é de que a chance de seguir em Porto Alegre é muito pequena. Douglas Costa já tem sondagens de fora do Brasil e uma transferência é considerada a melhor saída.

O interesse de um clube do Qatar em Douglas Costa é antigo. Surgiu ainda quando o jogador estava na Europa e havia iniciado tratativas para voltar ao Grêmio, em maio deste ano. O time catari segue disposto a investir para ter o meia-atacante.

A sondagem dos Estados Unidos, no entanto, é recente. Um clube da MLS (Major League Soccer) indicou interesse em Douglas Costa, capaz de se encaixar em vaga excepcional no elenco ? dentro das regras da liga local.

Douglas Costa terminou o Brasileirão como protagonista de polêmica. A primeira foi um pedido de liberação aos dirigentes, às vésperas da última rodada e capítulo final da luta contra o rebaixamento.

A atitude do meia-atacante não agradou à alta cúpula, que negou aval para viagem ao Rio de Janeiro na terça-feira (7), com retorno previsto para o dia seguinte. O vazamento do caso tornou o episódio ainda mais tenso. Ainda assim, Douglas Costa manifestou desejo de atuar e foi titular contra o Atlético-MG. Com participação em três dos quatro gols do Grêmio.

E no jogo contra o Galo, veio outra polêmica: a comemoração ao marcar o quarto gol. Douglas Costa ficou contido e depois ergueu o braço e acenou para a torcida.

Aos 31 anos, Douglas Costa está emprestado ao Grêmio pela Juventus, da Itália. O contrato com os italianos vai até junho de 2022, mas o vínculo em Porto Alegre se renova automaticamente até o final de 2023 ? caso os italianos não façam uso de uma cláusula contratual até o final deste ano.