Topo

Aposta do Grêmio levou susto de Mancini e é 'amigão' de Matheus Cunha

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/11/2021 04h00Atualizada em 22/11/2021 14h24

A luta do Grêmio para escapar do rebaixamento continua difícil, mas só existe ainda graças a vitória diante do Red Bull Bragantino, na terça-feira (16). E o placar de 3 a 0 em Porto Alegre passou, e muito, pela grande surpresa na escalação de Vagner Mancini para o jogo da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro: Jhonata Robert. Aos 22 anos, o meia-atacante já andou por Cruzeiro e Famalicão, de Portugal, antes de voltar à Arena do Grêmio.

Jhonata Robert marcou o terceiro gol do Grêmio contra o Bragantino. Sem Douglas Costa, lesionado, o meia-atacante é uma alternativa nova para a reta final do Brasileirão.

A escalação como titular, no jogo mais recente, aconteceu depois de reunião no hotel do Grêmio. O próprio jogador não esconde a situação atípica.

"Confesso que na hora que soube, fiquei um pouco nervoso. Até quando ele [Vagner Mancini] perguntou se eu estava nervoso, eu falei que não! Mas eu estava, sim, naquele momento que soube. Depois que caiu a ficha, eu fui pro jogo já tranquilo. Estávamos no hotel e o professor me passou todas as instruções", contou ao UOL o jogador.

Robert voltou ao Grêmio na metade de 2021, depois de emendar empréstimos ao Cruzeiro e Famalicão. Em Portugal, chegou a marcar gol diante do Porto. Voltou a Porto Alegre para renovar contrato e buscar sequência.

"Foi um sonho. Marcar um gol contra o gigante europeu (...) Minha passagem por lá foi uma experiência incrível. No meu primeiro ano na Europa, marquei quatro gols, joguei (...) Aprendi com o todo, dentro e fora de campo", comentou. "Quero voltar um dia".

Recife, Curitiba, Porto Alegre

Natural de Pernambuco, Jhonata Robert entrou para uma escolinha de futsal aos nove anos, no CT Barão de Recife e cinco anos mais tarde saiu de casa para começar a carreira.

Um dos colegas nas categorias de base era Matheus Cunha, atualmente no Atlético de Madri e seleção brasileira. A dupla jogou junto até o atacante fechar com o Coritiba.

"O Matheus é meu amigão. Jogamos juntos quando éramos muito novos. A gente troca umas reações no Instagram e tenho um carinho enorme por ele", comentou.

A estreia como profissional foi no Barra-SC, em jogo da segunda divisão catarinense. No primeiro jogo, marcou o gol da vitória e chamou atenção do Grêmio nos meses seguintes.

O próximo jogo de Jhonata Robert e do Grêmio é contra a Chapecoense, sábado (20), em Chapecó.