Topo

Eliminatórias Africanas

África contesta vitória de Gana nas eliminatórias e levará caso à FIFA

Cadê o VAR? Juiz marca pênalti inacreditável em Gana x África do Sul; veja - Transmissão
Cadê o VAR? Juiz marca pênalti inacreditável em Gana x África do Sul; veja Imagem: Transmissão

Do UOL, em São Paulo

14/11/2021 20h07Atualizada em 15/11/2021 14h22

Gana venceu a África do Sul por 1 a 0 ontem (14) em jogo válido pelas Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2022. O lance que deu a vitória para os ganeses foi muito contestado e será denunciado pela Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA) à FIFA por suspeita de "trapaça".

No lance em si, aos 31 do primeiro tempo, após cruzamento na área, Amartey caiu sozinho e a árbitra senegalesa Maguette N'Diaye marcou pênalti, que foi convertido por Andre Ayew.

Hoje (15), a Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA) disse por meio do Twitter que vai contestar a arbitragem durante a derrota. "A federação decidiu registrar uma reclamação oficial para que a FIFA e a CAF examinem de perto a conduta dos árbitros", disse Tebogo Motlanthe, gerente geral da SAFA.

"Os árbitros decidiram o jogo, o que não deveria acontecer. Vamos escrever para a CAF e para a Fifa, primeiro para investigar como o jogo foi conduzido e depois para questionar algumas dessas decisões (...) Nos sentimos muito roubados porque não se trata apenas de pênaltis. Existem muitas decisões questionáveil", continuou Tebogo Mothlante.

Com a vitória no confronto direto, Gana levou a melhor e manteve vivo o sonho de ir à Copa do Mundo do Catar após a classificação para a fase final das eliminatórias do continente.

Os ganeses então chegaram aos 13 pontos com os três conquistados em Cape Coast, mesmo número da África do Sul. O que desempatou as seleções foi o número de gols marcados, já que o saldo de gols também estava igual.

Vale ressaltar que apenas o primeiro colocado de cada grupo garante vaga na terceira fase do torneio. Agora, Gana jogará seu destino em duas partidas com adversário a ser definido.