Topo

Brasileirão - 2021

Com golaço de Rossi, Bahia derrota o São Paulo e se distancia do Z4

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

07/11/2021 20h10

O Bahia está cada vez mais longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (7), o Esquadrão de Aço recebeu o São Paulo na Fonte Nova e, após pressionar o adversário pela maior parte do tempo, conquistou a vitória, por 1 a 0, com um golaço de Rossi da entrada da área. O Tricolor do Morumbi estaciona na tabela e desperdiça a oportunidade de entrar no G10 nesta rodada.

Com a vitória em casa, o Bahia chegou aos 36 pontos ganhos após 30 rodadas disputadas, alcançou a 14ª colocação e abriu seis pontos de vantagem para o Z4. O São Paulo do técnico Rogério Ceni tem um ponto a mais e ocupa o 13º lugar, fora da zona de classificação para a Copa Sul-Americana 2022.

Melhor: Nino Paraíba

Deu muito trabalho a Reinaldo e depois a Wellington no segundo tempo. Mais avançado do que de costume para o padrão dos laterais do futebol brasileiro, o capitão do Bahia criou as melhores chances de ataque da equipe e teve fôlego para dar consistência defensiva à equipe.

Pior: Rigoni

Com o meio de campo do São Paulo pouco inspirado, o argentino ficou isolado na frente e quase não teve seu nome narrado na transmissão do confronto na Arena Fonte Nova. Nas raras vezes em que teve a bola dominada, não conseguiu produzir perigo ao Bahia.

Calleri sai do banco e volta após dois jogos

Xodó da torcida do São Paulo, o atacante Jonathan Calleri voltou a disputar uma partida do Brasileirão após duas rodadas como desfalque. O argentino iniciou o jogo no banco de reservas, entrou no decorrer do segundo tempo e e conseguiu dar mais mobilidade ao ataque do Tricolor. O gol não saiu, mas o centroavante demonstrou evolução.

Guto Ferreira leva a melhor no confronto com Ceni

É uma rivalidade quase cearense. Recém-chegados aos seus clubes, os técnicos Guto Ferreira (Bahia, ex-Ceará) e Rogério Ceni (São Paulo, ex-Fortaleza) foram personagens do confronto. Enquanto o time da casa tentava propor o jogo e furar a defesa adversária durante a maior parte do tempo, o Tricolor do Morumbi buscava a posse de bola e um jogo mais trabalhado. O 'xadrez' foi ganho por Guto Ferreira, que viu Rossi sair do banco de reservas e decidir a partida.

Bahia busca do início ao fim e sai vitorioso

Não foi uma atuação de grande qualidade técnica do Bahia, porém não faltou vontade em conquistar o resultado na Fonte Nova. Com Nino Paraíba avançado pelo lado direito, o Tricolor de Aço teve boas chances com Gilberto tanto pelo alto como por baixo. Guto Ferreira arrumou a defesa, neutralizou o São Paulo e muito pouco foi pressionado durante os 90 minutos.

São Paulo tem noite apagada em Salvador

Faltou muita coisa ao time de Rogério Ceni para ser competitivo na Bahia. Os jogadores do meio-campo não conseguiram dar ritmo ao time e deixaram os atacantes inoperantes na maior parte do tempo. A baixa intensidade também foi vista no sistema defensivo, que teve trabalho para eliminar as investidas adversárias pelos lados do campo.

Cronologia do jogo

O primeiro tempo foi de domínio do Bahia. Os donos da casa tiveram pelo menos duas boas chances no período, uma delas parou nas mãos do goleiro Tiago Volpi, e ainda reclamaram de um pênalti de Miranda em Juninho Capixaba que não foi marcado pelo árbitro Savio Pereira Sampaio após análise no VAR.

Na etapa final, o Bahia continuou no mesmo ritmo, mas viu o São Paulo equilibrar a partida com as entradas de Shaylon e Wellington no intervalo. Com a entrada de Rossi, o Tricolor de Aço conseguiu o gol em um rebote de falta da entrada da área. O goleiro Volpi espalmou a finalização adversária e a bola sobrou livre para o meia-atacante dominar, ajeitar o corpo e bater colocado para dar a vitória ao time da casa.

Bahia homenageia Marília Mendonça

Morta na última sexta-feira (5) em um acidente de avião, a cantora Marília Mendonça foi homenageada pelo Bahia na Fonte Nova. Os telões do estádio exibiram imagens da sertaneja e o clube soltou balões brancos em respeito ao luto da família e dos milhões de fãs espalhados pelo Brasil.

Ficha técnica

BAHIA 1 x 0 SÃO PAULO

Data: 07/11/2021

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Hora: 18h15 (de Brasília)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Auxiliares: Daniel da Silva Henrique Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)

VAR: Wagner Reway (PB)

Gols: Rossi, aos 31' do 2º tempo (1-0)

Cartões amarelos: Patrick (Bahia); Rigoni e Liziero (São Paulo)

Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Daniel (Rodriguinho) e Patrick; Raí Nascimento (Rossi), Lucas Mugni (Luizão) e Juninho Capixaba; Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.

São Paulo: Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo (Rodrigo Nestor); Orejuela (Shaylon), Liziero, Igor Gomes, Gabriel Sara (Benítez) e Reinaldo (Wellington); Luciano (Calleri) e Rigoni. Técnico: Rogério Ceni.