Topo

Santos

Zuma aprova atuação e dedicação do elenco santista contra o Fortaleza

Eduardo Zuma comandou o Santos no empate contra o Fortaleza na Arena Castelão - Ivan Storti/Santos FC
Eduardo Zuma comandou o Santos no empate contra o Fortaleza na Arena Castelão Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2021 21h38

O Santos conquistou um ponto diante do Fortaleza neste domingo (15). Ao menos, é assim que Eduardo Zuma avalia o empate por 1 a 1 na Arena Castelão, pela 16ª rodada do Brasileirão. O auxiliar técnico comandou a equipe nesta partida já que Fernando Diniz cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

"Tivemos um jogo desgastante na quinta-feira, contextualizando, e agora contra um adversário que é o melhor mandante do Brasileiro, por isso avalio a atuação do Santos como positiva. A equipe competiu, neutralizou as principais jogadas do Fortaleza, teve o controle na primeira etapa e sofreu, como sabíamos que iria sofrer. Os jogadores cumpriram aquilo que o Diniz pediu durante a semana e tivemos uma sequência boa depois da vitória", contou ao se lembrar do triunfo sobre o Libertad-PAR por 2 a 1, pela Copa Sul-Americana.

O treinador fez questão de elogiar todos os atletas sem citar nenhum destaque especial. "Tivemos mais posse de bola no jogo todo, mais finalizações no primeiro tempo e, ao final do jogo, igual. A equipe rendeu o que a gente esperava como um todo, do João Paulo ao Raniel. Agradeço todos jogos pela entrega em campo. O Santos não só se defendeu bem. Enquanto tivemos energia, tivemos posse de bola, criamos ocasiões. O Santos jogou bem, soube enfrentar uma equipe fisicamente forte, com muitas jogadas bem combinadas. A participação de todos os jogadores proporcionou isso, contra o time que mais fere o adversário dentro de sua casa", emendou.

Com o Alvinegro vivo na Sul-Americana e na Copa do Brasil, Zuma também citou o desgaste pela maratona de jogos. No entanto, ele acredita que apesar do desgaste físico, é possível notar uma evolução na equipe. "No primeiro tempo, fomos melhores e eles, no final, foram melhores, com uma pressão normal de quem joga em casa. As duas equipes ofereceram poucas oportunidades. O Fortaleza deu alguns chutes. Foi um jogo de duas grandes equipes e soubemos neutralizar. Sofremos um pouco no final pela questão física. Buscamos a excelência sempre. O Santos vem melhorando, apesar do calendário apertado. É valorizar aquilo que a gente fez", emendou.

Confira outros pontos da coletiva

Volta de Marinho

Marinho segue tratando, vem evoluindo dia a dia e esperamos que volte o mais breve possível. É questão de paciência. Irá voltar assim que estiver apto ao nível que a gente precisa

Boa fase do João Paulo

O João é um grande goleiro e, em um time gigante como o Santos, precisa ser decisivo. Ele vem cumprindo aquilo que a gente espera dele, assim como o John. O trabalho do (preparador de goleiros) Arzul é de se destacar. Todos que entram vão bem. Ele vive um grande momento.

Volta de Sanchéz

O Sanchéz é um jogador especial, que disputou Copa do Mundo e traz tranquilidade ao vestiário. Tem muita qualidade técnica e humana. Agrega muito para a instituição e aos jogadores. Dá uma tranquilidade que só ele pode dar. A equipe como um todo, e ele como um líder, representaram bem. Deixou tudo que era possível dentro de campo. Saímos com o dever cumprido, Muito felizes com a atuação.

Santos