Topo

Brasileirão - 2021

Fortaleza empata com o Santos e interrompe série 100% sobre paulistas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2021 20h14

Fortaleza e Santos empataram por 1 a 1 na noite deste domingo (15) em jogo bem movimentado na Arena Castelão pela 16ª rodada do Brasileirão. O time da casa saiu na frente com Lucas Crispim, aos 22 minutos do primeiro tempo, mas logo em seguida Sánchez empatou. Lucas Crispim poderia ter decidido o marcador a favor do Leão, mas teve um pênalti nos acréscimos da segunda etapa defendido por João Paulo.

O empate encerra uma série positiva do Fortaleza sobre times paulistas no Brasileirão, já que o clube cearense havia vencido os outro quatro representantes do estado no torneio: Bragantino (1 a 0), Corinthians (1 a 0), Palmeiras (3 a 2) e São Paulo (1 a 0).

O resultado também beneficia Ceará e Palmeiras, rivais históricos dos dois clubes. O Fortaleza chega aos 31 pontos e não ultrapassa o Verdão na tabela, se mantendo na terceira posição. Já o Peixe, que ultrapassaria o Vozão em caso de um triunfo, cai para o décimo lugar, com 21 pontos.

Pela 17ª rodada, o Tricolor volta a campo somente no sábado (21), às 21h, para visitar o Juventude, enquanto o Alvinegro enfrenta o Internacional em casa, no domingo (22), às 18h15. Antes disso, no entanto, o time paulista tem pela frente o Libertad, no Paraguai, pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogo será nesta quinta-feira (19), às 21h30.

VAR aparece no segundo tempo, de forma rápida

David tinha acabado de entrar em campo quando aproveitou o lançamento e a falha de Luiz Felipe para avançar com liberdade, deslocar João Paulo e marcar o segundo do Tricolor. Mas o VAR, em cerca de um minuto, indiciou um toque de mão do atacante após a tentativa do zagueiro santista de cortar a bola.

Aos 38 minutos da segunda etapa, o Fortaleza balançou a redes, mas o VAR apareceu mais uma vez e, novamente, pouco demorou para confirmar a marcação de campo, que era o impedimento de Pikachu.

O lance que mais demorou para ser analisado pelo árbitro de vídeo foi já nos acréscimos da segunda etapa. Raniel desviou a bola com o braço na área e o árbitro André Luiz de Freitas Castro foi ao monitor olhar a jogada. Depois de muita análise, confirmou a penalidade. Na cobrança, Lucas Crispim parou nas mãos de João Paulo. Marcelo Fernandes, auxiliar técnico do Peixe, reclamou muito com a arbitragem na jogada e foi expulso.

De novo, a lei do ex

Lucas Crispim iniciou sua formação ainda no sub-13 do Santos, venceu a Copinha com o time, mas não se firmou no elenco principal. Depois de muito rodar, faz uma grande temporada atuando pelo lado esquerdo do campo com Vojvoda no Fortaleza. E, ao reencontrar o clube que o revelou, fez valer a lei do ex. Após cobrança de lateral na direita, a zaga do Alvinegro afastou mal e ele pegou de primeira para mandar firme para o fundo da rede aos 22 minutos do primeiro tempo.

Resposta rápida

O Peixe ficou pouco mais de um minuto atrás do marcador somente. Pirani cruzou a bola da esquerda e Boeck tentou cortar na primeira trave, porém conseguiu apenas desviar de leve. O desvio deixou a bola na medida para Sánchez, que nem precisou pular para mandar de cabeça para o fundo da rede.

Quem foi bem: Lucas Braga

A equipe do Santos concentrou suas jogadas de ataque na primeira etapa pelo lado esquerdo e Lucas Braga se saiu muito bem. Diferentemente dos últimos jogos, quando partida menos para cima da zaga, o atacante conseguiu ser mais agressivo e deu opção pelo setor.

Quem foi mal: Madson

O lateral direito do Peixe fez uma partida completamente apagada. Encarregado direto de anular Lucas Crispim, viu seu adversário, autor do gol tricolor, ser o melhor da equipe mandante. Crispim não sofreu com as investidas de Madson no ataque e ainda conseguiu articular bem as jogadas, quando tinha a posse de bola.

Opção por Pirani funciona

Com a saída constante de jogadores na temporada, o Santos segue buscando uma formação ideal. Desde que Kaio Jorge deixou o clube, Diniz vem tentando encontrar o trio ideal. No entanto, a opção com apenas dois jogadores à frente e Pirani reforçando o lado esquerdo do ataque funcionou bem.

Como Sánchez prefere atuar pela direita e Jean Mota vem jogando mais recuado, a entrada de Pirani pela esquerda favoreceu a troca de posses e ajudou o Peixe a encontrar espaços na defesa adversária. Entretanto, aos 16 do segundo tempo, Zuma mudou a formação e colocou Raniel na vaga do camisa 20 e Ivonei no lugar de Jean Mota.

Muita movimentação

Fortaleza e Santos fizeram um grande duelo no Castelão. O Santos ficava mais com a bola no campo ofensivo, contudo o Tricolor sabia pressionar a saída de bola dos visitantes quando necessário e também levava perigo para João Paulo, que precisou deixar o gol três vezes, só na primeira etapa, para evitar o gol.

Antes do intervalo, o Leão ainda teve uma bola na trave aos 30, quando João Paulo errou ao sair no cruzamento. No segundo tempo, o time da casa passou a rodar mais a bola no campo do ataque e o time paulista apostou na velocidade de seus atacantes.

Ficha técnica

FORTALEZA 1 x 1 SANTOS
Data: 15/08/2021
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE);
Hora: 18h15 (de Brasília);
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO);
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO);
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO).

Gols: Lucas Crispim, aos 22' do primeiro tempo, para o Fortaleza, Sánchez, aos 24' do primeiro tempo, para o Santos.

Cartões amarelos: Robson, Yago Pikachu (FOR); Marcos Guilherme (SAN);
Cartão vermelho: Marcelo Fernandes (auxiliar técnico do Santos)

Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Benevenuto, Titi; Yago Pikachu (Edinho), Jussa, Ederson, Matheus Vargas (Romarinho), Lucas Crispim; Wellington Paulista (David) e Robson (Henríquez). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Santos: João Paulo; Madson (Moraes), Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho (Wagner Leonardo), Jean Mota (Ivonei), Carlos Sánchez (Pará) e Pirani (Raniel); Marcos Guilherme e Lucas Braga. Técnico: Eduardo Zuma.