Topo

Palmeiras

Palmeiras faz 1º jogo de Libertadores sem Rony e Luiz Adriano na era Abel

Rony e Luiz Adriano comemoram gol do Palmeiras na semifinal da Libertadores de 2020 contra o River Plate - Juan I. Roncoroni / Pool/Getty Images
Rony e Luiz Adriano comemoram gol do Palmeiras na semifinal da Libertadores de 2020 contra o River Plate Imagem: Juan I. Roncoroni / Pool/Getty Images

Diego Iwata Lima

De São Paulo

14/07/2021 04h00

O Palmeiras começa nesta quarta (14) seu caminho nas oitavas de final da Libertadores, contra a Universidad Católica (CHI), em Santiago, às 19h. E pela primeira vez desde que chegou ao clube, Abel Ferreira não poderá escalar nem Rony, nem Luiz Adriano em um jogo do torneio continental. Lesionados, os dois jogadores nem mesmo viajaram com a delegação para o Chile.

Nos 13 jogos da competição em que a comissão técnica portuguesa dirigiu o Palmeiras até agora, somadas as edições de 2020 e 2021, ao menos um dos dois esteve à disposição. Luiz Adriano está com um edema no joelho direito. Já Rony lesionou o adutor da coxa esquerda durante a partida contra o Grêmio, no último dia 7.

Rony deve ser desfalque também no jogo de volta, no Allianz Parque, no próximo dia 21. Já Luiz Adriano está sendo preparado para atuar nesta partida, conforme explicou Daniel Gonçalves, coordenador científico do clube, no programa "Palmeiras 1, 2, 3, 4", no canal do jornalista Paulo Massini.

"Não é um caso tão preocupante", disse ele, sobre a lesão de Luiz Adriano. "A gente acredita que ele já vá fazer o que a gente chama de transição física na próxima semana para as próximas partidas do Campeonato Brasileiro e também visando ao jogo de volta da Libertadores", finalizou.

Dupla perdeu um pouco de espaço ultimamente

Na edição passada da Libertadores, conquistada pelo Palmeiras, a dupla Rony-Luiz Adriano anotou oito dos 29 gols da campanha, quatro de cada um. Mas na atual temporada, os intocáveis jogadores de outrora perderam espaço.

Por conta de jogos em que estiveram lesionados, foram poupados ou preteridos, Rony soma 23 participações no ano, e Luiz Adriano entrou em campo 20 vezes. Para efeito de comparação, Scarpa, o recordista, jogou 32 vezes. E Wesley, o atacante que mais entrou em campo, soma 26 jogos.

A perda de espaço de Rony e Luiz Adriano teve a ver, além de contusões, com as ascensões de Gustavo Scarpa, Willian e Breno Lopes, além da chegada de Deyverson, cujas características mudaram o estilo de jogo do Palmeiras. Assim, ainda que estivessem à disposição, é possível que eles começassem a partida assistindo do banco às performances de Breno e do próprio Deyverson, prováveis titulares de Abel Ferreira para o confronto.

Curiosamente, neste ano, Rony já tem um desempenho, em número de gols, melhor do que na Libertadores de 2020. Fez seis nos cinco jogos em que atuou —Luiz Adriano tem um. Dois dos gols de Rony aconteceram na vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia (ARG) na fase de grupos, em maio. Os dois com assistência de Luiz Adriano.

Weverton volta e vai para o jogo

O goleiro Weverton, reserva na seleção brasileira vice-campeã da Copa América, está de volta ao Palmeiras e deve ser o titular na partida contra a Católica. O jogador treinou normalmente na terça-feira, antes do embarque para o Chile.

Desse modo, Abel deverá ter sua defesa titular completa pela primeira vez em muito tempo, já que Gomez, Viña, Luan e Marcos Rocha estão totalmente aptos para a partida.

UNIVERSIDAD CATÓLICA X PALMEIRAS - COPA LIBERTADORES - OITAVAS

Local e horário: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, às 19h15

Árbitro: Andrés Matonte (URU)

Assistentes: Carlos Barreiro e Andrés Nievas (URU)

VAR: Carlos Benitez (VAR)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Breno Lopes e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira.

Universidad Católica: Sebastián Pérez; Raimundo Rebolledo, Tomás Astaburuaga, Juan Cornejo; Juan Leiva, Ignacio Saavedra, Luciano Aued; José Pedro Fuenzalida, Fernando Zampedri, Diego Valencia. Técnico: Gustavo Poyet.

Palmeiras