Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


ANÁLISE

Posse de Bola #140: Palmeiras, Galo e Bragantino em alta, SPFC e Grêmio mal

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h56

O Palmeiras venceu a sua sexta partida nas nove disputadas pelo Campeonato Brasileiro e segue entre os primeiros, assim como o Atlético-MG, enquanto o líder é o Red Bull Bragantino, que ainda não perdeu nenhum jogo e tem campanha com 100% de aproveitamento fora de casa. Ao mesmo tempo em que os dois clubes que já foram campeões nacionais podem ameaçar a equipe do interior paulista, o futebol por eles praticado não tem sido tão elogiado quanto os resultados sugerem que poderiam.

No podcast Posse de Bola #140, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam o momento do Brasileirão, com os desempenhos de Palmeiras e Atlético-MG, assim como se o Red Bull Bragantino pode realmente se sustentar na liderança e brigar pelo título.

Para Juca Kfouri, é necessário reconhecer os resultados alcançados pelo Palmeiras e vê o time treinado por Abel Ferreira forte na briga pelo título, mas ressalta que o elenco do clube alviverde tem capacidade para apresentar mais do que tem feito, citando a partida contra o Sport e as chances que o adversário teve.

"O Palmeiras, eu diria que continua exatamente na mesma toada. Há que se reconhecer que o Palmeiras está fazendo uma campanha de ponto de vista dos resultados muito boa e fazendo uma campanha do ponto de vista de desempenho abaixo do que o elenco do Palmeiras permite. Ontem de novo, fez um primeiro tempo tranquilo contra o Sport e aí há que se dar o desconto, tem toda a razão o Abel Ferreira, devia ser proibido jogar naquele gramado da Ilha do Retiro, mas o Palmeiras fez um primeiro tempo tranquilo e fez um segundo tempo em que correu risco o tempo todo de tomar gol de empate", diz Juca.

"Faz 1 a 0 e desiste de jogar, passa a se defender. Eu continuo a não gostar. Se eu fosse torcedor do Palmeiras, estaria sofrendo de maneira desnecessária, não é necessário sofrer para ganhar do Sport como o Palmeiras sofreu, repito, mesmo no gramado horroroso, que deveria ser proibido. É absolutamente indiscutível, a campanha do Palmeiras é digna de aplausos, o Palmeiras é firme candidato ao título brasileiro pelos resultados que vem tendo e por essa maneira de jogar que a mim não agrada, jamais agradará, seja campeão ou não", completa.

Atlético-MG se recupera, mas ainda joga menos do que pode

Em relação ao Atlético-MG, Juca ressalta que o time de Cuca vem se recuperando no campeonato, tem participação importante de Hulk nas principais ações ofensivas, mas também joga abaixo do que poderia.

"O Galo ganhou mais uma vez com passe do Hulk, está fazendo também uma campanha de recuperação interessante, mas continua a jogar um futebol abaixo daquilo que pode, porque também fez 1 a 0 lá no Cuiabá e depois parou de jogar. Não é ainda um time que você possa dizer 'tenho absoluta confiança na campanha que o Galo venha a fazer', é um futebol pobre", diz o colunista do UOL.

Bragantino pode brigar pelo título?

O jornalista elogia o Red Bull Bragantino, que venceu o São Paulo de virada ontem (4) e segue isolado com a melhor campanha do Brasileirão, vencendo todos os jogos como visitante.

"Não tem sido pobre o futebol do Bragantino, este tem sido um futebol convincente. Vai perder o Claudinho e nem sei até que ponto vai fazer tanta diferença, pelas características individualistas do Claudinho, mas ontem fez uma partida realmente digna de aplausos. Se a gente considerar que pela segunda vez, no campo do adversário, grande de São Paulo, assim como havia acontecido em Itaquera, no Morumbi toma 1 a 0 e vira", diz Juca.

"É para se olhar com muita atenção para esse time, um time que joga sem pressão de nenhuma espécie, que está se divertindo e que sabe lá até onde pode ir. A tendência da gente é achar que o Bragantino não tem camisa para ir muito além do que está indo. Quem sabe ficar entre os quatro, ganhar o título não, ainda não é maduro para tanto. Do jeito que está esse campeonato, não sei", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL