Topo

Grêmio tenta encerrar pior início da era dos pontos corridos contra o Sport

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2021 04h00

O Grêmio visita o Sport, hoje (17), com a missão de pontuar pela primeira vez na atual edição do Campeonato Brasileiro. Até aqui, o time de Tiago Nunes perdeu as duas partidas que vez. Esse é, por ora, o pior início do clube na era dos pontos corridos. Nem em 2004, quando foi rebaixado para Série B, a campanha teve arrancada como agora.

Sport e Grêmio jogam às 19h (horário de Brasília), na Ilha do Retiro.

Até aqui, o Grêmio perdeu para o Ceará, pelo placar de 3 a 2 no Castelão, e caiu também diante do Athletico-PR. Com o escore de 1 a 0 em Porto Alegre. O jogo diante do Flamengo, válido pela segunda rodada, foi adiado a pedido do rubro-negro.

Na prática, o Grêmio fará o terceiro jogo no Brasileirão de 2021 em Recife. Somar pontos é considerado vital para efeitos de classificação, mas também pelo lado anímico. Moral.

Em 2019, o Grêmio chegou a fechar as três primeiras partidas do campeonato com um empate e duas derrotas. Mas perdeu o segundo jogo justamente na terceira rodada. O cenário, de derrota no terceiro jogo, se repetiu em 2010. E também em 2006.

Na temporada em que o Grêmio caiu para a Segundona, por exemplo, o início registrou uma vitória e dois empates.

Tiago Nunes e a diretoria se mostram preocupados com o momento, mas não com as perspectivas de futuro. O time atual, na avaliação interna, ainda padece dos efeitos do surto de covid-19 e outras baixas por lesão ou convocação.

A ideia, em linhas gerais, é que a escalação considerada ideal ainda não foi a campo. E o grupo está se recuperando da segunda onda de contaminação em massa na temporada. Ainda assim, a delegação que deixou Porto Alegre tem novo caso suspeito de covid-19.

Brenno, que testou negativo para o novo coronavírus, apresentou sintomas gripais e ficou no Rio Grande do Sul. Ele será submetido a novos exames nas próximas horas.

Além de estimar melhora, pela volta de jogadores recuperados da covid-19, o Grêmio tem em Douglas Costa a grande esperança de salto de qualidade na equipe. O meia-atacante está relacionado pela primeira vez e deve entrar no decorrer do jogo na Ilha do Retiro.

FICHA TÉCNICA
SPORT X GRÊMIO

Data e hora: 17/06/2021 (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

SPORT: Maílson; Patrick (Hayner), Iago Maidana (Rafael Thyere), Sabino, Sander; Marcão, Ricardinho e Gustavo; Paulinho, André e Marquinhos

GRÊMIO: Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa); Thiago Santos e Matheus Henrique; Luiz Fernando, Jhonata Robert e Ferreira; Diego Souza