Topo

Palmeiras

Futebol não é estatística, crava Abel, após derrota do Palmeiras para o CRB

Diego Iwata Lima

De São Paulo

09/06/2021 22h39

Aparentando até certo abatimento, mas muito calmo, o técnico do Palmeiras Abel Ferreira resumiu assim a derrota de seu time para o CRB, que custou ao clube a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil: "Futebol não é estatística".

"A principal razão da derrota foi que não tivemos eficácia nas 35 finalizações. Ainda não as revi, mas pelo menos quatro delas flagrantes, sobre a linha. E o futebol resume-se a isso", afirmou.

"Agora, podemos arranjar todas as explicações, mas temos de assumir que é uma desilusão para todos nós", disse. "[Não conseguimos fazer gols] nem nos pênaltis. Poderíamos estar aqui o dia todo, que não faríamos ", disse.

O treinador não escondeu que a derrota e a eliminação trazem uma enorme desilusão para todos no clube, já que o bicampeonato da Copa do Brasil era um dos objetivos para a temporada. E também rechaçou que o fator cansaço possa ter pesado para o resultado.

"Hoje, na minha opinião, não há desgaste físico, não entro por aí", disse.

Saída de Veiga e pênaltis

Abel Ferreira explicou, porém, que a entrada de Lucas Lima no lugar de Raphael Veiga teve a ver com cansaço do meia titular. E disse que esperava de Lucas cruzamentos na direção do gol, já que ele, canhoto, atuou pela direita.

Sobre o fato de Veiga, cobrador de pênaltis do Palmeiras, ter saído no decorrer do jogo, Abel foi categórico: "Em nenhum momento pensei [nos pênaltis]. Achava que conseguiríamos a vitória, ou ao menos um gol, durante os 90 minutos", disse.

Sobre o fato de esta ter sido a quarta derrota do seu Palmeiras em disputas de pênaltis —3º lugar do Mundial, contra o Al Ahly-EGI; Supercopa do Brasil, contra o Flamengo; e Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia— o técnico ressaltou que os pênaltis são um desafio mental.

"É um fato, são muitas decisões em pênaltis que perdemos, tem que ver com capacidade mental", explicou. "Eles tinham nada a perder, e nós tínhamos tudo, porque se passássemos, era normal", afirmou.

O Palmeiras recebe agora o Corinthians, no sábado, às 16h, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Em jogo que passa a ter um peso muito maior do que teria normalmente, tivesse o Palmeiras vencido o CRB ou ao menos conquistado a vaga.

Palmeiras