PUBLICIDADE
Topo

Atlético-MG

Aos 104 anos, torcedora do Atlético-MG comemora mais um título do Galo

Atleticana fanática, Dona Iracema completá 105 anos em novembro - Arquivo Pessoal
Atleticana fanática, Dona Iracema completá 105 anos em novembro Imagem: Arquivo Pessoal

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

23/05/2021 04h00

Classificação e Jogos

Pensa numa pessoa que acompanhou praticamente todos os momentos da história do Atlético-MG. Esta é a dona Iracema Cruz Almeida, de 104 anos. Isso mesmo! Nascida em Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Nova Lima, em 1º de novembro de 1916, a telefonista aposentada comemorou neste sábado (22) mais um título estadual do alvinegro. Desta vez, em Santos, onde reside há um ano com o filho mais novo.

José Antônio também é atleticano e completará seus 80 anos em breve. A mãe, coruja, já se movimenta para organizar a festa de aniversário do caçula. O outro filho, Geraldo, morreu em 2004 aos 82.

Atleticana fanática e com a escalação do time "campeão do gelo" em 1950, Iracema só sai do sério por um motivo: quando fica sem notícias do Atlético-MG. Isso, inclusive, é motivo suficiente para ligar para os netos e cobrá-los pela falta de novidades do clube de coração. Apaixonada pelo rádio, ela é avessa às transmissões pela televisão.

Fã incondicional do zagueiro Réver, a centenária novalimense sonha em conhecer o camisa 4. Quando ele deixou o clube para defender o Internacional, ela ficou brava com o ídolo. Hoje, porém, voltou a morrer de amores pelo "Capitão América".

Em Nova Lima, dona Iracema torcia pelo Retiro, time amador da cidade. Porém, assim que o Galo começou a despontar para o futebol, trocou o azul e branco pela cor alvinegra. Matriarca da família, ela hoje tem 9 trisnetos, 19 bisnetos e 9 netos. Haja gente para falar de Galo!

Atlético-MG