Topo

Palmeiras

Al Duhail não se manifesta e Dudu volta a ser jogador do Palmeiras

Dudu comemora gol pelo Palmeiras contra o Guarani em seu jogo de número 300 pelo Palmeiras - Daniel Vorley/AGIF
Dudu comemora gol pelo Palmeiras contra o Guarani em seu jogo de número 300 pelo Palmeiras Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

16/05/2021 00h20

O atacante Dudu é novamente jogador do Palmeiras. A confirmação foi feita pelo Palmeiras em suas redes sociais poucos minutos após o fim do prazo, que era até 23h59, no horário de Brasília, do dia 15 de maio.

O Palmeiras aguardava posicionamento do Al-Duhail sobre a compra ou não dos 80% dos direitos econômicos de Dudu por 6 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões), mas o clube não se manifestou. O jogador estava emprestado ao clube do Qatar desde julho do ano passado.

O prazo para o Al-Duhail dar a resposta ao Palmeiras se encerrou na noite deste sábado. Dudu, porém, segue com contrato de empréstimo até o dia 30 de junho. O time do Qatar foi eliminado em suas competições e só voltará a jogar em setembro.

Durante o dia de hoje (15), os torcedores do Palmeiras criaram o "Dudu Day", lotando as redes sociais com a hashtag. Ontem (14), ao ser questionado pelo ídolo Ademir da Guia sobre quando voltaria, Dudu respondeu: "já já estamos aí".

Na postagem feita pelo Alviverde em sua conta no Instagram, o próprio jogador comemorou o retorno. "Não vejo a hora de vestir esta camisa de novo", afirmou Dudu. A torcida também usou as redes sociais para festejar a novidade.

O Palmeiras, que estava "no escuro" aguardando uma posição do clube do Qatar, agora vai estudar como administrar a reincorporação de Dudu para o restante da temporada. Como o atacante está emprestado até o fim de junho, em tese precisaria cumprir tudo antes de retornar ao Brasil, o que poderia dificultar questões burocráticas com janelas internacionais de transferência.

A única possibilidade de o jogador retornar antes do fim do vínculo, seria um acordo do Palmeiras com o Al-Duhail para liberá-lo antecipadamente. Como a equipe não exerceu a opção de compra, Dudu tem direito a receber uma multa de 2,5 milhões de euros.

Dudu tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2023. Com sua volta, disputará posição principalmente com Rony, um dos destaques do time desde o ano passado, e o reserva imediato Wesley.

O atacante chegou ao clube em 2015 e foi campeão da Copa do Brasil no mesmo ano e bicampeão brasileiro (2016 e 2018). Neste século, Dudu é o artilheiro do clube (70 gols); o segundo que mais jogou e que mais venceu (305 jogos e 174 vitórias, atrás apenas de Marcos em ambos os quesitos). É também quem mais atuou, mais venceu, o artilheiro e o maior garçom do Allianz Parque (127 jogos, 90 vitórias, 33 gols e 35 assistências).

Palmeiras