Topo

Bahia empata com Independiente pela Sul-Americana em jogo de três pênaltis

Bahia empatou com o Independiente no Pituaçu - Felipe Oliveira/EC Bahia
Bahia empatou com o Independiente no Pituaçu Imagem: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/05/2021 21h13

O Bahia empatou com o Independiente (ARG), na noite desta terça-feira (4), pelo placar de 2 a 2, no estádio Pituaçu, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Thaciano e Luiz Otávio marcaram para o Bahia e Jonathan Herrera e Velasco, ambos de pênalti, para o Independiente. Nos últimos minutos, o atacante Gilberto ainda perdeu um pênalti para os donos da casa. Com o resultado, a equipe argentina continua líder do grupo B com sete pontos. O Bahia, vice-líder, está com cinco. Somente o primeiro colocado passa para a próxima fase.

Boas chances logo no começo

Logo no primeiro minuto, em cobrança de escanteio, Rodriguinho mandou a bola para dentro da grande área e Conti cabeceou na direção do gol defendido por Suso. O goleiro espalmou e o rebote veio nos pés de Daniel, que chutou para fora. Aos 6 minutos, foi a vez do Independiente. O lateral-esquerdo Togni recebeu a bola dentro da grande área, chutou com força, forçando grande defesa de Matheus Teixeira. Aos 11 minutos, Nino Paraíba teve de deixar o gramado, lesionado.

Bahia quase abre o placar

Depois dos 30 minutos do primeiro tempo, o jogo ficou melhor para o Bahia. O lateral-esquerdo Matheus construiu uma boa jogada pela esquerda, mas falhou na hora do cruzamento. Três minutos depois, Rodriguinho lançou para Thaciano, dentro da grande área, que cruzou para o meio, na direção de Gilberto, que desviou e obrigou o goleiro Sosa a fazer uma defesa no reflexo. Aos 36, Rodriguinho jogou a bola enfiada para Gilberto, que chutou com força, mas Sosa defendeu outra vez. O Independiente ameaçou no ataque seguinte, mas Matheus Teixeira encaixou o chute de Barreto.

Independiente em vantagem após cobrança de pênalti

Aos 41 minutos, o atacante Velasco invadiu a grande área do Bahia e rabiscou para cima de Conti. O zagueiro Luiz Otávio chegou junto e derrubou o atacante do Independiente. Jonathan Herrera cobrou a penalidade e mandou para a rede, sem chances para o goleiro Matheus Teixeira (0-1). O zagueiro Luiz Otávio, aliás, não vive um bom momento: fez pênalti contra o Guabirá, pela segunda rodada da Sul-Americana, foi expulso contra o Ceará na Copa do Nordeste e hoje foi responsável pelo pênalti.

Segundo tempo começa com gols para os dois lados

Eram 4 minutos do segundo tempo quando Renan Guedes derrubou Brian Martínez. O atacante Velasco, de 18 anos, foi para a cobrança e o Independiente, mais uma vez, balançou a rede (0-2). Aos 8 minutos, o Bahia teve uma chance em cobrança de escanteio com cabeceio de Conti, mas o goleiro Sosa fez a defesa. Aos 11 minutos, Rodriguinho driblou os adversários e mandou uma bomba. A bola foi espalmada por Sosa e bateu na trave, mas voltou nos pés de Thaciano, que empurrou para a rede (1-2).

Luiz Otávio se redime e empata
O Bahia já ensaiava que poderia criar algo interessante nas cobranças de escanteio. Aos 36 minutos, veio a chance da redenção de Luiz Otávio, em cobrança de Alesson. O zagueiro testou com força e mandou para o fundo da rede, sem chances para o goleiro Sosa (2-2). Foi o primeiro gol de Luiz Otávio com a camisa do Tricolor baiano.

Gilberto perde pênalti

O Bahia continuou no ataque e, aos 38 minutos, Maycon Douglas foi derrubado dentro da grande área pelo goleiro Sosa. O atacante Gilberto cobrou o pênalti, mas bateu fraco e o goleiro Sosa defendeu, definindo o placar do jogo.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 2 x 2 INDEPENDIENTE
Data: 04/05/2021 (terça-feira)
Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Juan Aguiar (EQU)
Cartões amarelos: Júnior (BAH), Patricio Ostachuk (IND), Daniel (BAH)
Gols: Jonathan Herrera (IND), aos 41 minutos do primeiro tempo (0-1); Velasco (IND), aos 5 minutos do segundo tempo (0-2); Thaciano (BAH), aos 11 minutos do segundo tempo (1-2); Luiz Otávio (BAH), aos 36 minutos do segundo tempo (2-2).

Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba (Renan Guedes), Conti, Luiz Otávio, Matheus Bahia, Patrick de Lucca (Jonas), Daniel (Alesson), Thaciano (Maycon Douglas), Rodriguinho, Óscar Ruiz (Thonny Anderson) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

Independiente: Sebastián Sosa, Barreto, Patricio Ostachuk, Ayrton Costa, Bustos, Juan Pacchini, Lucas Romero, Togni (Brian Martínez), Soñora, Velasco (Blanco) e Jonathan Herrera. Técnico: César Velázquez (Julio César Falcioni estava com covid).