Topo

'Lamentamos profundamente', diz Chelsea em carta após fracasso da Superliga

20/04/2021 - Torcedores do Chelsea protestam contra a Superliga - Ian West - PA Images/PA Images via Getty Images
20/04/2021 - Torcedores do Chelsea protestam contra a Superliga Imagem: Ian West - PA Images/PA Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/04/2021 18h32

O Chelsea divulgou uma carta aberta aos torcedores para se desculpar e esclarecer algumas questões sobre a Superliga. Segundo a diretoria do clube inglês, a demora para um pronunciamento se deu pelo fato de que acharam necessário ouvir torcedores e apoiadores para entender suas respectivas opiniões e preocupações.

Em determinada parte do comunicado, o mandatário lamenta profundamente a decisão de ter envolvido o time no projeto: "O Proprietário e a Diretoria entendem que envolver o clube em tal proposta foi uma decisão que não deveríamos ter tomado. É uma decisão da qual lamentamos profundamente."

Porém, justificando a decisão inicial, o Chelsea deixou claro que aceitou a proposta justamente para que o time londrino estivesse entre os maiores da Europa e os mais reconhecidos, que é uma de suas principais missões.

"Nossa ambição com o Chelsea Football Club sempre foi torná-lo o melhor clube do mundo, tanto em campo quanto na forma como trabalhamos, e retribuir à comunidade com isso. A decisão conjunta de ingressar na ESL foi impulsionada por essa mesma ambição", dizia o comunicado, que se completava:

"Quando ficou claro que uma nova liga poderia ser formada, não queríamos que o Chelsea FC perdesse a oportunidade de jogar em uma liga potencialmente proeminente, nem queríamos arriscar que o clube ficasse atrás de nossos rivais ingleses e europeus mais próximos em termos competitivos."

Após as inúmeras recusas e protestos, a diretoria e o proprietário da equipe resolveram tomar a decisão de retirar o nome da lista dos 12 primeiros apresentados pela Superliga.

"Como as preocupações foram levantadas após o anúncio, o Clube deu um passo atrás para ouvir e falar aos apoiadores. Após essas conversas e levando em consideração as opiniões extremamente fortes contra a proposta, reavaliamos nossa decisão inicial e decidimos que não queríamos fazer parte desta liga", finalizava.

Por fim, a carta agradecia aos torcedores e apoiadores por demonstrarem o caminho que o clube deveria tomar neste momento de decisão: "O Chelsea tem uma história muito rica e sabemos que temos muita sorte em fazer parte disso. O Clube já existia antes de nós e continuará aqui muito depois de nós. O proprietário e a diretoria agradecem seu apoio contínuo ao Clube."

O que é a Superliga?

O futebol europeu está em alta nos holofotes das mídias desde o último domingo. 12 dos mais tradicionais clubes da Europa anunciaram a criação da Superliga. O torneio surge com a intenção de substituir a Liga dos Campeões e travou uma guerra contra a Uefa e outras autoridades do esporte.

Administrada por Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri, Milan, Juventus, Inter de Milão, Chelsea, Tottenham, Arsenal, Manchester United, Manchester City e Liverpool, a novidade pode alterar toda a estrutura vigente no futebol mundial.