Topo

Aproveitamento contra ameaçados afasta Atlético-MG da chance de título

Contra o ameaçado Bahia, Galo jogou mal e não passou de um 1 a 1 frustrante no Mineirão Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

15/02/2021 12h00

Alguns pontos ajudam a explicar a campanha irregular do Atlético-MG, que não tem mais chances de vencer o Campeonato Brasileiro. Apesar de estar perto de garantir uma vaga na fase de grupos da próxima Libertadores, o Galo alimentou o sonho pela taça na maior parte da competição, mas o desempenho ruim com equipes que lutam contra o rebaixamento, especialmente na reta final da competição, atrapalhou.

O exemplo mais recente aconteceu nesse sábado, no empate com o Bahia no Mineirão. O tricolor, que corre risco de disputar a Série B no ano que vem, teve mais chances de gol que o Atlético-MG e só não marcou mais vezes por causa das boas intervenções do goleiro Everson.

O roteiro se repetiu na semana passada. Contra o 18º colocado Goiás, O Galo foi improdutivo durante praticamente os 90 minutos e saiu derrotado por 1 a 0. Também custou caro o revés para o Vasco, pela 32ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o time mineiro perdeu um pênalti ainda no início do jogo e saiu de São Januário derrotado por 3 a 2.

Um exemplo até hoje lembrado pelos torcedores aconteceu lá no início do campeonato: a derrota para o Botafogo, hoje já rebaixado. A equipe carioca só venceu quatro vezes até aqui, e uma delas foi o 2 a 1 sobre os comandados de Jorge Sampaoli no Nilton Santos.

O Atlético-MG fez 13 jogos contra as equipes rebaixadas ou que ainda lutam para não cair. Venceu seis, empatou dois e perdeu cinco, o que lhe dá um aproveitamento de 51,2%. O Flamengo tem mais de 90% de aproveitamento contra essas equipes. O São Paulo registra mais de 70%, e o Inter tem mais de 60%.

O próximo compromisso do Atlético-MG é contra o Sport, que ainda não se livrou do risco de queda. O time pernambucano tem 41 pontos e completa a rodada hoje, quando recebe o Red Bull Bragantino. No primeiro turno, a equipe do nordeste arrancou um empate sem gols do Galo no Mineirão.

Para fechar o Brasileirão, o Atlético-MG receberá o Palmeiras em Belo Horizonte.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aproveitamento contra ameaçados afasta Atlético-MG da chance de título - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Atlético-MG