Topo

Claudinho marca, vira artilheiro, e Bragantino derrota Atlético-GO

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 21h16

O RB Bragantino continua bem cotado na disputa por uma das vagas na próxima edição da Copa Libertadores da América. Em um confronto direto, a equipe do interior paulista derrotou o Atlético-GO por 2 a 0, hoje (3), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado, conquistado com gols de Ytalo e Claudinho, fez o Bragantino ganhar quatro posições na tabela de classificação. O time dirigido por Maurício Barbieri chegou a 47 pontos, deixando Atlético-GO, Santos, Ceará e Athletico-PR para trás. A equipe fecha o dia na nona colocação, mas ainda pode perder um lugar nesta quinta (4), se o Athletico-PR vencer o Internacional na Arena da Baixada.

A vitória também transformou Claudinho, o principal jogador da equipe, em artilheiro do Brasileirão. Com um pênalti bem cobrado aos 48 minutos do segundo tempo, ele marcou seu 17º gol na competição e deixou para trás Marinho (Santos) e Thiago Galhardo (Internacional), com 16.

Já o Atlético-GO ficou mais distante da briga por vaga no principal torneio continental. Os goianos, que vinham de três vitórias consecutivas, estacionou nos 45 pontos e vai terminar a rodada na 13ª colocação.

Na próxima rodada, o Bragantino enfrentará o Flamengo, em casa, no domingo (7), em busca da segunda vitória seguida. Já o Atlético-GO tentará a recuperação em seu estádio diante do Santos no dia anterior.

Ytalo e Claudinho comemoram gol do Red Bull Bragantino em jogo contra o Atlético-GO - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Imagem: Diogo Reis/AGIF

O MELHOR: CLAUDINHO

Foi o centésimo jogo do meia-atacante pelo Bragantino e, por isso, ele usou a camisa de número 100. O desempenho não foi o mesmo de rodadas passadas, mas Claudinho deixou sua marca nos dois lances decisivos. No primeiro, deu a assistência para o gol de Ytalo. E no fim, converteu o pênalti para o segundo gol. Ytalo também merece menção honrosa por ter aparecido bem nas oportunidades de gol criadas no primeiro tempo

MARCAÇÃO DITA O RITMO NO PRIMEIRO TEMPO

Era proibido errar no primeiro tempo. Ambos os times pareciam preocupados em demasia com o sistema de marcação para evitar dar gol a um adversário direto na luta por vaga na Libertadores. Ainda assim, o Bragantino começou a se soltar depois da primeira metade e criou duas boas chances de gol.

SOLUÇÃO PELOS LADOS DO CAMPO

Nas duas oportunidades criadas, o Bragantino encontrou saída pelos lados do campo. Na primeira, aos 30 minutos, Edimar tabelou com Claudinho e cruzou para Ytalo. O centroavante ajeitou a bola para Helinho chutar e obrigar Jean a fazer boa defesa. No rebote, Ramires foi pego de surpresa. Já aos 45 minutos, o lado direito foi o escolhido para um cruzamento que encontrou Ytalo. Ele girou e chutou e cima de Jean.

GOLEIRO ATENTO

Não fosse a boa visão de jogo do goleiro Cleiton, o Bragantino poderia ter saído atrás no placar. Em um contra-ataque que pegou quase todo o time paulista no campo de ataque, Janderson avançou pela esquerda e mandou a bola para a Wellington Rato, que descia livre pelo meio. Mas Cleiton saiu da área, aos 4 minutos, para afastar o perigo.

LATERAL DECISIVA

O Bragantino voltou a apostar em jogada pelos lados para finalmente abrir o placar. E precisou envolver seu principal jogador no Brasileirão. Após receber passe de Helinho, Claudinho se infiltrou pelo lado direito da área e cruzou para Ytalo desviar para o gol e marcar, aos 10 minutos, o primeiro gol da partida. Posteriormente, Claudinho ampliou o placar, em cobrança de pênalti aos 48 minutos.

BOMBARDEIO NO FIM

A partir daí, o Bragantino ficou mais à vontade e criou uma sequência de boas chances de gol. Ricardo Ryller, que havia entrado em lugar de Ramires, foi o primeiro em um chute para fora. Depois, Artur dominou bola pelo lado direito da área e chutou colocado para boa defesa de Jean. Por fim, Aderlan arriscou para mais uma boa intervenção do goleiro atleticano.

GOL PARA FECHAR A CONTA

De tanto que tentou, o Bragantino ainda arrumou tempo para ampliar o marcador. Aos 45 minutos, após cobrança de escanteio da direita, a bola tocou na mão de Rithely. O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior precisou do vídeo para fazer a marcação. E Claudinho, o artilheiro do time paulista, chutou no ângulo direito para definir a vitória.

FICHA TÉCNICA

RB BRAGANTINO 2 x 0 ATLÉTICO-GO

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 03 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr. (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Willian Maranhão, Rithely e Wellington Rato (Atlético-GO); Ramires e Helinho (Bragantino)
Gols: Ytalo, aos 10min, e Claudinho, aos 48min do segundo tempo

RB BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar (Luan Cândido); Raul, Ramires (Ricardo Ryller), Claudinho (Vitinho); Artur (Cuello), Ytalo e Helinho (Bruno Tubarão). Técnico: Maurício Barbieri

ATLÉTICO-GO: Jean; Dudu, João Victor, Éder e Natanael; Willian Maranhão (Pereira), Marlon Freitas (Vitor) e Matheus Vargas (Rithely); Janderson (Arnaldo), Wellington Rato e Chico (Danilo Gomes). Técnico: Marcelo Cabo