Topo

Jornalista chama jogador do Boca de macaco durante jogo com River; assista

"Ai, que "mono", por favor! É tiro livre para... digo por essa imagem que a televisão me deu em primeiro plano", falou Costa Febre - Reprodução
"Ai, que 'mono', por favor! É tiro livre para... digo por essa imagem que a televisão me deu em primeiro plano", falou Costa Febre Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 11h53

O jornalista Atilio Costa Febre, locutor da rádio FM Top 104.9, fez um comentário racista (assista abaixo) durante o empate de 2 a 2 entre Boca Juniors e River Plate, disputado no último sábado, pela Copa Diego Maradona.

Durante a transmissão do jogo - somente com a imagem do estúdio da rádio -, Costa Febre, que é torcedor do River e utilizava a camisa da equipe no momento, surpreendeu o público ao se deparar com um jogador do Boca não identificado.

"Ai, que 'mono', por favor! É tiro livre para... digo por essa imagem que a televisão me deu em primeiro plano, né? Como um 'simio'". As expressões "mono" e "simio" significam "macaco" em português - o comentário foi alvo de risada por parte de outro integrante da bancada.

Minutos depois do ato racista, alguns perfis ligados ao Boca Juniors publicaram as imagens no Twitter e iniciaram o repúdio a Costa Febre.

Diante da repercussão negativa, o locutor usou sua rede social para se desculpar e tentar justificar sua atitude. "Ante um comentário meu sobre o fim da transmissão no sábado: não queria ofender ou agredir ninguém em particular e lamento se assim fui interpretado", iniciou.

"Em 30 anos com o River, meu público e colegas sabem do meu respeito pelos jogadores e torcedores do Boca", finalizou Costa Febre.

Possível final esquenta clássico

Tanto o Boca quanto o River estão envolvidos na Libertadores e podem reeditar a final histórica de 2018. A chance já vem causando polêmicas e provocações na Argentina.

No entanto, os dois têm pela frente, respectivamente, Santos e Palmeiras na semifinal do torneio continental - os duelos serão iniciados a partir de amanhã.