Topo

Como Douglas convenceu Tite em 10 min e complicou vida de Arthur na seleção

Volante estreou pela seleção em novembro do ano passado e agora terá chance como titular Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

09/10/2020 04h00

A principal surpresa na escalação da seleção brasileira que enfrenta a Bolívia hoje (9), às 21h30, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo do Qatar-2022, será o volante Douglas Luiz. Aos 22 anos, ele foi formado no Vasco, comprado pelo Manchester City em 2017 e, atualmente, atua pelo Aston Villa, vice-líder do Campeonato Inglês com três vitórias em três rodadas — inclusive, com direito a uma goleada por 7 a 2 contra o atual campeão, Liverpool.

Douglas Luiz será escalado como segundo volante alinhado com Casemiro, posição dominada por Arthur no ano passado — o atleta da Juventus não foi convocado desta vez por Tite. Ele venceu a disputa por uma vaga com Bruno Guimarães, que está pela primeira vez na seleção principal.

Esta será a segunda vez de Douglas, que jogou dez minutos contra a Coreia do Sul, em novembro de 2019. Mas, no que depender do nível de treinamentos e da expectativa criada na comissão técnica, o camisa 8 veio para ficar. E Arthur terá trabalho para reconquistar a confiança.

Segundo Tite, Arthur não foi convocado para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias porque foi "prejudicado pelo momento". O treinador citou um longo período de inatividade entre a saída do Barcelona e a contratação pela Juventus, o que é fato. Ele reforçou em mais de uma oportunidade no anúncio da escalação que não há motivo disciplinar no veto ao nome de Arthur na lista.

Arthur jogou 32 minutos na última partida da Juventus, há duas semanas Imagem: Filippo Alfero

Porém, o histórico recente de Arthur é motivo de atenção dentro da comissão técnica, especialmente a transferência turbulenta, quando desrespeitou o protocolo do clube catalão contra a Covid-19 e abandonou os treinos, além de um episódio em agosto, quando sofreu um pequeno acidente de carro e teve detectado um índice de álcool superior ao permitido na Espanha no teste do bafômetro.

Agora na Juventus, o volante formado no Grêmio tem recebido atenção especial do técnico Andrea Pirlo, mas jogou só uma vez na temporada.

Enquanto isso, Douglas Luiz se firma. Ele encantou a comissão técnica no Torneio de Toulon, em 2019, quando foi titular, capitão, craque e campeão do torneio de base, e por isso começou a receber chances no time principal.

É uma felicidade muito grande estar na seleção, é difícil encontrar palavras para descrever esse momento, que é de alegria minha e da minha família. Eu saí do Vasco muito jovem, mas, desde aquela época, o Tite já vem me acompanhando, comentou que foi um jogo lá em São Januário contra o Atlético-GO, que eu me destaquei, e ele fez o acompanhamento dele. É minha segunda vez aqui e espero fazer um trabalho maravilhoso.

Caso Douglas Luiz se firme na posição e Arthur reconquiste a confiança e volte a ter chances, quem pode se dar mal é Bruno Guimarães. Por um fator: o Lyon, seu time, não disputa nem a Liga dos Campeões da Europa nem a Liga Europa nesta temporada, então sua amostragem será em cenários menos competitivos do futebol francês. Allan, recém-chegado ao Everton, é outro postulante à posição, mas corre por fora.

Hoje, a chance está nos pés da aposta que convenceu em dez minutos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como Douglas convenceu Tite em 10 min e complicou vida de Arthur na seleção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol