Topo

Palmeiras

Próximo jovem na fila para estrear no Palmeiras fez teste que não era seu

Renan, jogador formado nas categorias de base do Palmeiras, pode jogar hoje (7) - Cesar Greco
Renan, jogador formado nas categorias de base do Palmeiras, pode jogar hoje (7) Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 04h00

Com os desfalques na lateral esquerda do Palmeiras, Renan convive com a expectativa de ser o próximo atleta formado na base do clube a estrear. Hoje (7), o Verdão visita o Botafogo, às 21h30, pelo Campeonato Brasileiro, e o garoto de 18 anos é a única opção que de fato joga no setor, tendo chances de atuar na partida no estádio Nilton Santos.

Desde o sub-13 no Palmeiras, Renan teve um início curioso, pois foi aprovado após realizar um teste que não era seu. Ele então atuava no Água Santa, e outro atleta da equipe iria passar por uma avaliação, mas não pôde ir. O presidente do clube de Diadema (SP), então, sugeriu o zagueiro, que agradou e acabou captado pelo Alviverde.

Durante seu processo de formação, começou a ser trabalhado pelo técnico Artur Itiro, no sub-17, também como lateral esquerdo. Assim, se tornou um jogador polivalente, atuando nas duas funções, ainda que seja defensor de origem. Seu início de treinos no profissional, inclusive, foi como zagueiro, após a lesão de Henri. Os problemas na lateral, porém, abriram espaço no setor para ele.

Multicampeão nas categorias de base do Palmeiras, Renan tem entre suas conquistas: dois títulos mundiais sub-17, um Paulista sub-17, uma Copa do Brasil sub-17, uma Supercopa do Brasil sub-17, uma Copa Santiago e dois Paulistas sub-15. Pela seleção brasileira, venceu a Copa do Mundo sub-17, em que Gabriel Veron foi eleito o craque.

Renan foi inscrito na lista da Copa Libertadores na vaga de Victor Luis, e pode estrear justamente contra o jogador que está emprestado ao Botafogo e deve ser titular nesta noite.

Victor deixou o Verdão depois da contratação de Viña, para um setor que ainda contava com Diogo Barbosa e Esteves, outra cria das categorias de base. Diogo acabou negociado com o Grêmio, e Esteves se tornou o reserva imediato — ele jogou apenas uma partida em 2019, e neste ano aguarda uma oportunidade.

O jovem, porém, sofreu uma lesão na coxa direita e começou a trabalhar com o grupo na última segunda-feira (5), mas ainda está em transição entre a parte física e técnica. Diante da convocação de Viña para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a posição, que antes tinha excesso de opções, ficou escassa.

Como Esteves ainda não está liberado, Vanderlei Luxemburgo tinha de optar por Renan ou por uma improvisação — Mayke acabou sendo o escolhido. A tendência, contudo, é de que Luxa dê chance em breve a mais um jovem.

Palmeiras já promoveu sete jovens em 2020

O Verdão já lançou no grupo principal sete jovens oriundos da base nesta temporada: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Gabriel Silva, Danilo, além de Angulo — emprestado ao Cruzeiro — e Alan, que foi para o Guarani e sofreu uma fratura na perna no fim de semana. Vanderlei Luxemburgo, assim, tornou-se o técnico do Palmeiras que mais lançou jovens em uma única temporada no século. Ele passou Jair Picerni (2003), Caio Júnior (2007) e Gilson Kleina (2013), que revelaram seis atletas cada um nos anos citados.

Palmeiras